Foto: Roberto Setton / divulgação zelia duncan

Zélia Duncan viraliza com poema em que defende artistas de críticas

Um vídeo em que a cantora Zélia Duncan recita um poema, chamado ‘Vida em Branco’, viralizou nas redes sociais nesta quinta-feira (9). Os versos rebatem as críticas que algumas pessoas fazem a artistas e podem ser entendidos como um comentário indireto ao atual presidente da República, Jair Bolsonaro, cuja gestão tem sido acusada de não dar o devido cuidado ao setor cultural.

De tom ácido, o poema publicado ainda na quarta-feira (8) tem versos como: “Você não precisa de artistas? Então me devolve os momentos bons; Os versos roubados de nós, as cores do seu caminho; Arranca o rádio do seu carro, destrói a caixa de som; Joga fora os instrumentos E todos aqueles quadros; Deixe as paredes em branco, Assim como a sua cabeça”.

O vídeo em que Zélia Duncan recita o poema foi divulgado por Manuela D’Ávila, que foi candidata a vice-presidente de Fernando Haddad (PT), nas últimas eleições, em 2018. A chapa foi derrotada por Jair Bolsonaro e seu vice, Hamilton Mourão. Somente a partir da publicação de Manuela no Twitter, a filmagem registrou, até o fechamento desta reportagem, mais de 90 mil visualizações, com 2 mil compartilhamentos (retweets) e 7 mil curtidas.

Veja também:
Zé Neto e Cristiano relembram polêmica após vídeo em apoio a Bolsonaro

Já na publicação original, feita pela própria cantora no Instagram, o registro acumulou mais de 65 mil visualizações, com quase 4 mil comentários.

Confira, abaixo, o vídeo com Zélia Duncan declamando o poema (a transcrição completa está ao fim da matéria):

Nos comentários, como era de se esperar, os internautas se dividiram. Houve quem aclamasse o poema de Zélia Duncan, mas outros também fizeram críticas ao posicionamento político da cantora.

“A arte é a manifestação mais clara da nossa condição em ser humanos. Cortar, fechar ou censurar a arte é acabar com a humanidade”, disse um internauta, pelo Twitter. “Na verdade, a gente não precisa de artistas que falam de política, haja vista que eles não sabem sobre o assunto. Mas os que se atém à arte serão aclamados por todos”, afirmou outro.

“Artista são contra as armas mas contratam seguranças armados para os protegerem da violência…”, comentou um terceiro. “Tem que mandar para esse presidente, um dos piores que o Brasil já teve. Esse que está ai, está na frente de todos, como o pior de toda a história do Brasil”, pontuou mais um.

Porta dos Fundos

Além de uma crítica geral ao governo atual, Zélia Duncan pode ter sido motivada a recitar o poema após a Justiça do Rio de Janeiro ter ordenado que a Netflix retire do ar o filme ‘A Primeira Tentação de Cristo’, do grupo de humor Porta dos Fundos. A produção de comédia, lançada como especial de Natal no fim de 2019, retrata um Jesus Cristo homossexual.

Atendendo a um pedido da Associação Centro Dom Bosco de Fé e Cultura, o desembargador responsável afirmou que a remoção do especial da Netflix seria “benéfica para acalmar os ânimos da sociedade brasileira, majoritariamente cristã”. A decisão também dividiu a opinião do público.

Veja a transição dos versos do poema:

“Você não precisa de artistas?
Então me devolve os momentos bons
Os versos roubados de nós
As cores do seu caminho
Arranca o rádio do seu carro
Destrói a caixa de som
Joga fora os instrumentos
E todos aqueles quadros
Deixe as paredes em branco
Assim como a sua cabeça
Seu céu de ciumento
Silêncio cheio de ódio
Armas pra dormir
Nenhuma canção pra ninar
E suas crianças em guarda
Esperando a hora incerta
Pra mandar ou receber rajadas

Você não precisa de artistas?
Então fecha os olhos, mora no breu
Esquce o que a arte te deu
Finge que não te deu nada
Nem um som, nem uma cor
Nem uma flor na sua blusa
Nem Van Gogh, nem Tom Jobim
Nem Gonzaga, nem Diadorim

Você vai rimar com números
Vai dormir com raiva
E acordar sem sonhos, sem nada
E esse vazio no seu peito
Não tem refrão pra dar jeito
Não tem balé pra bailar

Você não precisa de artistas?
Então nos perca de vista
Nos deixe de fora
Desse seu mundo perverso
Sem graça, sem alma”

Veja também:
Agnaldo Timóteo torce para Bolsonaro ser 'ao menos metade do que foi Lula'

Igor Miranda é jornalista que escreve sobre música desde 2007 e com experiência na área cultural/musical.

Compartilhar