Foto: PopCrave / reprodução grammy 2020

Cerimônia do Grammy 2020 será exibida ao vivo pela TNT

O canal de TV pago TNT confirmou que exibe, ao vivo e com exclusividade, a cerimônia do 62° Grammy Awards, correspondente ao ano de 2020. A transmissão acontece no dia 26 de janeiro, às 21h, e mostra, também pelo aplicativo para assinantes TNT Go, a premiação acontecendo no Staples Center, em Los Angeles, Estados Unidos.

Veja também:
Grammy divulga a lista oficial de indicados para a premiação de 2020; confira

A premiação do Grammy 2020 vai contar com apresentações das cantoras Demi Lovato, Billie Eilish, Ariana Grande, Lizzo e Gwen Stefani, além de Blake Shelton e da banda Aerosmith.

A anfitriã da noite será a cantora Alicia Keys, pelo segundo ano consecutivo. Na TNT, Dane Taranha será a apresentadora e os comentários serão de Sarah Oliveira. Fernanda Soares e Phelipe Cruz vão cobrir o tapete vermelho. A tradução será de Regina P. McCarthy e Robert Greathouse.

Veja também:
Lady Gaga é gaga? 5 coisas que você não sabia sobre a cantora

Entre os principais indicados nas 84 categorias do Grammy 2020, estão Lizzo, Billie Eilish e Lil Nas X. É a primeira vez que os três artistas concorrem ao prêmio, inclusive estão indicados na categoria Revelação.

Lizzo foi indicada em 8 categorias, entre elas Melhor Álbum, Música do Ano e Gravação do Ano. Na sequência, Billie Eilish e Lil Nas X aparecem indicados em 6 cada.

Veja também:
A premiadíssima carreira musical de Will Smith, que quase ninguém se lembra

A TNT separou alguns fatos curiosos sobre o Grammy 2020. Confira:

Álbum do ano: A categoria tem sete indicados, sendo duas bandas (Vampire Weekend e Bon Iver), um homem (Lil Nas X) e quatro mulheres (Lana Del Rey, Ariana Grande, H.E.R e Lizzo).

  • O álbum “I, I”, de Bon Iver, é o quarto álbum de estúdio da banda indie-folk, liderada por Justin Vernon, que traz os singles “Hey, Ma”, indicado ao prêmio de Gravação do Ano, e “U (Man Like)”. A banda já ganhou dois Grammys em 2012: Melhor Artista Revelação e Melhor Álbum de Música Alternativa.
  • “Norman F***ing Rockwell!”, de Lana Del Rey, é o sexto da artista e foi produzido pelo famoso Jack Antonoff (produtor de Taylor Swift). A capa mostra uma foto de Lana Del Rey e Duke Nicholson (neto do ator Jack Nicholson) posando em um iate.
  • O famoso e já consagrado “Thank U, Next”, de Ariana Grande, conta com parcerias com Tommy Brown, Max Martin, Ilya Salmanzadeh e Andrew “Pop” Wansel. O álbum quebrou o recorde de maior streaming de um álbum pop e conseguiu estrear com 360 mil unidades equivalentes na lista da Billboard 200.

Gravação do Ano: Nesta categoria concorrem artistas de sucesso, como Post Malone, Ariana Grande e Billie Eilish. Entre as gravações indicadas, estão “Sunflower”, “Old Town Road”, “7 Rings” e “Bad Guy”.

  • “Sunflower” é uma música interpretada pelos rappers Post Malone e Swae Lee, também indicada este ano a Melhor Performance Pop de um Dueto ou Grupo. Heroica e emocional, ela faz parte da trilha sonora do filme Homem-Aranha: No Aranhaverso. O sucesso foi tão grande que superou “Can’t Stop The Feeling”, faixa de Justin Timberlake para o longa Trolls.
  • “Old Town Road” dispensa apresentações, sendo indicada ao Grammy de Gravação do Ano, Melhor Performance Pop de Dueto ou Grupo e Melhor Videoclipe. O remix de Lil Nas X com Billy Ray Cyrus quebrou o recorde da Billboard Hot 100 e até liderou o ranking por 19 semanas, ultrapassando a antiga música recordista, “Despacito”.

Música do Ano: Para a categoria Música do Ano, Lady Gaga está cotada para ganhar mais um prêmio. Além dela, nomes como Tanya Tucker e Taylor Swift concorrem ao Grammy.

  • “Always Remember Us This Way” foi tocada por Lady Gaga no filme “Nasce Uma Estrela”, sendo o segundo single da trilha sonora. Pelo seu trabalho no longa, a cantora ganhou dois Grammys no ano passado, Melhor Interpretação de Dueto ou Grupo e Melhor Música Escrita.
  • “Bring My Flowers Now” está indicada a três Grammys este ano: Música do Ano, Melhor Interpretação Country Solo e Melhor Música Country. Tanya Tucker compôs esta balada country com Brandi Carlile e os irmãos Hanseroth, durante a gravação do seu 25º álbum de estúdio While I´m Livin, indicado ao Grammy como Melhor Álbum Country.
  • A música “Lover”, de Taylor Swift, faz parte do seu sétimo álbum de mesmo nome, produzido por Swift com o supertalentoso Jack Antonoff. A música flerta com country, indie folk e pop e fala sobre devoção. Taylor, assim como Adele, é a única artista feminina que ganhou o Grammy duas vezes pela categoria Álbum do Ano.

Melhor Artista Revelação: Na categoria Melhor Artista Revelação, nomes como Rosalía e Billie Eilish se destacam, mas ainda há chances de torcer por Black Pumas, Lil Nas X, Lizzo, Maggie Rogers, Tank And The Bangas e Yola.

  • Billie Eilish é indicada ao Grammy nas quatro categorias principais e, aos 17 anos, se tornou a artista mais jovem a realizar o feito. Ela já é vencedora do American Music Awards de 2019, na categoria Melhor Artista Revelação.
  • Rosalía mistura flamenco tradicional com estilos mais atuais, como o pop, trap, hip hop, música eletrônica e experimental. Ela já colaborou com diversos artistas de sucesso, sendo a primeira artista latina com um álbum indicado ao Grammy em espanhol para Melhor Artista Revelação.
  • Yola gravou vozes de apoio para álbuns de artistas como Massive Attack, The Chemical Brothers e Iggy Azalea, mas ao se tornar a voz principal da banda Phantom Limb, alcançou o sucesso. Para o Grammy 2020, ela recebeu quatro indicações.

Melhor Performance Pop Solo: Nesta categoria concorrem apenas cinco fortes mulheres: Beyoncé, Billie Eilish, Ariana Grande, Lizzo e Taylor Swift.

  • “Spirit”, interpretada por Beyoncé, foi composta para a trilha sonora de O Rei Leão e conta com as vozes do coro gospel Swahili. A música acompanha a jornada do protagonista, que volta para o seu lar e precisa reclamar o trono que lhe pertence. A crítica aplaudiu o alcance vocal completo de Beyoncé e o aporte dos cantos africanos.
  • “Truth Hurts”, de Lizzo, foi editada em 2017, mas recentemente ganhou reconhecimento através do app TikTok, sendo incluída na edição Deluxe do álbum Cuz I Love You. O vídeo de “Truth Hurts” tem mais de 150 milhões de visualizações no YouTube, mostra a Lizzo deixando seu noivo plantado no altar e casando-se consigo mesma, acompanhada por uma grande festa.

Melhor Álbum Pop Vocal: A categoria tem cinco indicados de peso. Além dos álbuns de Billie Eilish, Ariana Grande, Ed Sheeran e Taylor Swift, concorre o projeto de Beyoncé para o remake de “O Rei Leão”.

  • “No. 6 Collaborations Project” é o quarto álbum do cantor e compositor inglês Ed Sheeran, uma continuação de seu EP No. 5 Collaborations Project. Além de ter estreado no topo da US Billboard 200 e nas parados do Reino Unido, tem participações de nomes como Justin Bieber, Camila Cabello e Cardi B.
  • “The Lion King: The Gift”, projeto de Beyoncé, é nas palavras dela “o cinema sonoro, uma nova maneira de contar histórias”. Entre as faixas que o representam, “Spirit” se destacou, recebendo duas indicações ao Grammy 2020.

Melhor Clipe Musical: Para a categoria Melhor Clipe Musical concorrem grandes sucessos de público. Entre os indicados estão “Old Town Road”, “This Land” e “Glad He’s Gone”.

  • O clipe de “Old Town Road”, música interpretada por dupla Lil Nas X e Billy Ray Cyrus, é uma obra prima do gênero western, cheio de estrelas e cenas de ação. Dirigido por Calmatic, o vídeo alcançou cerca de 391 milhões de visualizações, enquanto entrava simultaneamente nas listas Billboard Hot 100, Hot Country Songs e Hot R&B/Hip-Hop Song, em março de 2019.
  • “This Land”, de Gary Clark Jr., foi um sucesso com mais de 3 milhões de visualizações. A canção e o vídeo de “This Land” retratam o racismo da sociedade norte-americana, e a reação do músico frente ao governo do presidente Donald Trump.
  • “Glad He’s Gone”, single musical de Tove Lo, incorpora influências do grunge ao pop. O clipe, dirigido por Vania Heymann e Gal Muggia, foi rodado na capital da Ucrânia e atingiu a marca de quase 9 milhões de visualizações. Sobre o projeto, a cantora até declarou “Acho que é o melhor vídeo que fiz”.

Principais indicados do Grammy 2020

Música do ano

“Always Remember Us This Way” (gravada por Lady Gaga)
“Bad Guy” (gravada por Billie EIiish)
“Bring My Flowers Now” (gravada por Tanya Tucker)
“Hard Place” (gravada por H.E.R)
“Lover” (gravada por Taylor Swift)
“Norman F***ing Rockwell” (gravada por Lana Del Rey)
“Someone You Loved” (gravada por Lewis Capaldi)
“Truth Hurts” (gravada por Lizzo)

Gravação do ano

“Hey, Ma” – Bon Iver
“Bad Guy” – Billie EIiish
“7 Rings” – Ariana Grande
“Hard Place” – H.E.R
“Old Town Road” – Lil Nas X featuring Ray Cyrus
“Talk” – Khalid
“Old Town Road” – Lil Nas X
“Truth Hurts” – Lizzo
“Sunflower” – Post Malone & Swae Lee

Álbum do ano

“I, I” – Boniver
“Norman F***ing Rockwell” – Lana Del Rey
“When We all Fall Asleep, Where Do We Go” – Billie Eilish
“Thank U, Next” – Ariana Grande
“I Used to Know Her” – H.E.R
“7” – Lil Nas X
“Cuz I Love You)” – Lizzo
“Father on the Bride” – Vampire Weekend

Revelação

Black Pumas
Billie Eilish
Lil Nas X
Lizzo
Maggie Rogers
Rosalía
Tank and the Bankas
Yola

Melhor performance de pop solo

“Spirit” – Beyoncé
“Bad Guy” – Billie Eilish
“7 Rings” – Ariana Grande
“Truth Hurts” – Lizzo
“You Need to Calm Down” – Taylor Swift

Melhor performance de duo/grupo pop

“Boyfriend” – Ariana Grande & Social House
“Sucker” – Jonas Brothers
“Old Town Road” – Lil Nas X featuring Billy Ray Cyrus
“Sunflower” – Post Malone & Swae Lee
“Señorita” – Shawn Mendes & Camila Cabello

Melhor álbum pop

“The Lion King: The Gift” – Beyoncé
“When We all Fall Asleep, Where Do We Go” – Billie Eilish
“Thank U, Next” – Ariana Grande
“No. 6 Collaborations Project” – Ed Sheeran
“Lover” – Taylor Swift

Melhor clipe

“We’ve Got to Try” – The Chemical Brothers
“This Land” – Gary Clark Jr.
“Cellophane” – FKA Twigs
“Old Town Road (Official Movie) – Lil Nas X & Billy Ray Cyrus
“Glad He’s Gone” – Tove Lo

Melhor álbum pop com vocal tradicional

“Sì” – Andrea Bocelli
“Love (Deluxe Edition) – Michael Bublé
“Look Now” – Elvis Costello & The Imposters
“A Legendary Christmas” – John Legend
“Walls” – Barbra Streisand

Melhor álbum de pop latino

“Vida” – Luis Fonsi
“11:11” – Maluma
“Montaner” – Ricardo Montaner
“#Eldisco” – Alejandro Sanz
“Fantasia” – Sebastian Yatra

Melhor performance de rap

“Middle Child” – J. Cole
“Suge” – DaBaby
“Down Bad” – Dreamville ft. J.I.D, Bas, J. Cole, EARTHGANG & Young Nudy
“Racks in the Middle” – Nipsey Hussle ft. Roddy Ricch & Hit-Boy
“Clout” – Offset Featuring Cardi B

Melhor colaboração de rap

“Higher” – DJ Khaled ft. Nipsey Hussle & John Legend
“Drip Too Hard” – Lil Baby & Gunna
“Panini” – Lil Nas X
“Ballin” – Mustard Featuring Roddy Ricch
“The London” – Young Thug ft. J. Cole & Travis Scott

Melhor performance de R&B

“Love Again” – Daniel Caesar & Brandy
“Could’ve Been” – H.E.R featuring Bryson Tiller
“Exactly How I Feel” – Lizzo featuring Gucci Mane
“Roll Some Mo” – Lucky Daye
“Come Home” – Anderson .Paak Featuring André 3000