A dupla Zé Neto e Cristiano realizou, no último domingo (12), uma live com mais de 5 horas de duração. Além do show, os cantores interagiram com o público e conversaram entre as músicas.
Um momento, em especial, chamou atenção de parte do público e foi destacado pelo site ‘Popline’. Os cantores fizeram um desabafo sobre as críticas recebidas por parte do público e imprensa pela realização das lives com uma equipe por trás.
“Não é fácil fazer uma live que vai ser transmitida para o Brasil inteiro. Por mais que a gente tente reduzir ao máximo”, disse Zé Neto, inicialmente. Cristiano completou: “Às vezes o jornal reclama, né? Dos sertanejos… mas para fazer o jornal de vocês, vocês precisam de gente”.
Em seguida, Cristiano disse que “críticas existem”, mas que “os elogios são muito maiores”. “Dizem que nós do sertanejo universitário somos sem cultura, mas foi a partir da gente que começou as lives com as doações. Podemos ter tido momento de semitonados, desafinados, mas foi tudo de coração”, disse.
Por fim, o artista declarou que o sertanejo é a nova MPB. “É muito triste a gente ver as críticas ao nosso trabalho. Vocês gostem ou não gostem, vão ter que nos engolir, o sertanejo é a nova música popular brasileira”, concluiu.
Imprensa é serviço essencial durante pandemia
A declaração de Cristiano sobre os meios de comunicação demonstra falta de informação sobre as medidas tomadas pelo governo federal durante a pandemia. Em decreto publicado em edição extra do Diário Oficial da União, no último dia 22 de março, o presidente Jair Bolsonaro definiu que as atividades e os serviços da imprensa são essenciais como medida de enfrentamento.
De acordo com o texto, reproduzido pela Agência Brasil, deverão ser resguardados o exercício pleno e o funcionamento de todos os meios de comunicação e divulgação disponíveis, “incluídos a radiodifusão de sons e de imagens, a internet, os jornais e as revistas, entre outros”. A medida visa garantir a difusão de informações à população e também cumpre o princípio constitucional da publicidade em relação aos atos praticados pelo governo.
Pelo decreto, está proibida a restrição à circulação de trabalhadores da imprensa que possa afetar o funcionamento das atividades. Porém, na execução dos serviços, deverão ser adotadas todas as cautelas para redução da transmissão do novo coronavírus.
Além da imprensa, o governo listou os seguintes serviços como essenciais durante a pandemia: assistência à saúde (incluídos os serviços médicos e hospitalares), o transporte intermunicipal, interestadual e internacional de passageiros e os serviços de táxi ou de aplicativo, serviço de call center, captação e tratamento de esgoto e lixo, serviços funerários, compensação bancária e serviços não presenciais de instituições financeiras, fiscalização ambiental e fabricação e venda de produtos de saúde, higiene, alimentos e bebidas, entre outros.
A live de Zé Neto e Cristiano
Promovida em São José do Rio Preto, interior do estado de São Paulo, onde os dois moram, Zé Neto e Cristiano fizeram uma live com quase 5 horas de duração. Como outras transmissões ao vivo do gênero, houve intuito beneficente, com doações para pessoas em situação de fragilidade em meio à pandemia do novo coronavírus.
Porém, chamou atenção o fato de Zé Neto e Cristiano promoverem uma ação diferente para alavancar as doações. Caso a arrecadação chegasse a 200 toneladas de alimentos, Zé Neto rasparia a cabeça de Cristiano.
A “aposta” atingiu o objetivo antes da metade do show, mas deixou a mãe de Cristiano um tanto irritada. Ela fez questão de ligar para Zé a dupla, durante a live, para reclamar da ação e dizer que quer raspar a barba de Zé Neto. “Você está brava, mãe? Mãe, sou eu! Estou passando vergonha? Ela deve estar muito chateada!”, disse Cristiano.
Assista à live de Zé Neto e Cristiano, na íntegra, a seguir:
#COMENTE