Foto: Flaney Gonzallez/Divulgação zé neto e cristiano

Zé Neto e Cristiano criticam imprensa e defendem lives produzidas: ‘o jornal reclama, né?’

A dupla Zé Neto e Cristiano realizou, no último domingo (12), uma live com mais de 5 horas de duração. Além do show, os cantores interagiram com o público e conversaram entre as músicas.

Um momento, em especial, chamou atenção de parte do público e foi destacado pelo site ‘Popline’. Os cantores fizeram um desabafo sobre as críticas recebidas por parte do público e imprensa pela realização das lives com uma equipe por trás.

“Não é fácil fazer uma live que vai ser transmitida para o Brasil inteiro. Por mais que a gente tente reduzir ao máximo”, disse Zé Neto, inicialmente. Cristiano completou: “Às vezes o jornal reclama, né? Dos sertanejos… mas para fazer o jornal de vocês, vocês precisam de gente”.

Veja também:
Jorge e Mateus fazem live com recorde de público e polêmica com aglomeração

Em seguida, Cristiano disse que “críticas existem”, mas que “os elogios são muito maiores”. “Dizem que nós do sertanejo universitário somos sem cultura, mas foi a partir da gente que começou as lives com as doações. Podemos ter tido momento de semitonados, desafinados, mas foi tudo de coração”, disse.

Por fim, o artista declarou que o sertanejo é a nova MPB. “É muito triste a gente ver as críticas ao nosso trabalho. Vocês gostem ou não gostem, vão ter que nos engolir, o sertanejo é a nova música popular brasileira”, concluiu.

Imprensa é serviço essencial durante pandemia

A declaração de Cristiano sobre os meios de comunicação demonstra falta de informação sobre as medidas tomadas pelo governo federal durante a pandemia. Em decreto publicado em edição extra do Diário Oficial da União, no último dia 22 de março, o presidente Jair Bolsonaro definiu que as atividades e os serviços da imprensa são essenciais como medida de enfrentamento.

De acordo com o texto, reproduzido pela Agência Brasil, deverão ser resguardados o exercício pleno e o funcionamento de todos os meios de comunicação e divulgação disponíveis, “incluídos a radiodifusão de sons e de imagens, a internet, os jornais e as revistas, entre outros”. A medida visa garantir a difusão de informações à população e também cumpre o princípio constitucional da publicidade em relação aos atos praticados pelo governo.

Veja também:
Marcelo Falcão ataca fenômeno das lives superproduzidas: 'competição de ostentação'

Pelo decreto, está proibida a restrição à circulação de trabalhadores da imprensa que possa afetar o funcionamento das atividades. Porém, na execução dos serviços, deverão ser adotadas todas as cautelas para redução da transmissão do novo coronavírus.

Além da imprensa, o governo listou os seguintes serviços como essenciais durante a pandemia: assistência à saúde (incluídos os serviços médicos e hospitalares), o transporte intermunicipal, interestadual e internacional de passageiros e os serviços de táxi ou de aplicativo, serviço de call center, captação e tratamento de esgoto e lixo, serviços funerários, compensação bancária e serviços não presenciais de instituições financeiras, fiscalização ambiental e fabricação e venda de produtos de saúde, higiene, alimentos e bebidas, entre outros.

A live de Zé Neto e Cristiano

Promovida em São José do Rio Preto, interior do estado de São Paulo, onde os dois moram, Zé Neto e Cristiano fizeram uma live com quase 5 horas de duração. Como outras transmissões ao vivo do gênero, houve intuito beneficente, com doações para pessoas em situação de fragilidade em meio à pandemia do novo coronavírus.

Veja também:
População relata grande aglomeração de fãs durante live de Bruno e Marrone

Porém, chamou atenção o fato de Zé Neto e Cristiano promoverem uma ação diferente para alavancar as doações. Caso a arrecadação chegasse a 200 toneladas de alimentos, Zé Neto rasparia a cabeça de Cristiano.

A “aposta” atingiu o objetivo antes da metade do show, mas deixou a mãe de Cristiano um tanto irritada. Ela fez questão de ligar para Zé a dupla, durante a live, para reclamar da ação e dizer que quer raspar a barba de Zé Neto. “Você está brava, mãe? Mãe, sou eu! Estou passando vergonha? Ela deve estar muito chateada!”, disse Cristiano.

Veja também:
Zé Neto e Cristiano fazem live de quase 5 horas com cabeça raspada, doações e mais

Assista à live de Zé Neto e Cristiano, na íntegra, a seguir:

Igor Miranda é jornalista que escreve sobre música desde 2007 e com experiência na área cultural/musical.