Foto: Divulgação

A amizade entre Nando Reis e Cássia Eller explicada pelo cantor

Eles dividiram o palco muitas vezes, trocaram composições musicais e tiveram uma das amizades mais bonitas do mundo da música. Este era o relacionamento de Nando Reis e Cássia Eller, que faleceu em 2001 vítima de um ataque cardíaco.

Muita gente não sabe – ou não lembra -, mas a canção ‘All Star’ foi escrita por Nando Reis em homenagem à cantora. Mas quem iniciou essa parceria – que daria em amizade – foi a composição de ‘O Segundo Sol’ – feita pelo cantor e famosa na voz de Cássia Eller por conta de um “golpe”.

Primeiro contato entre Nando Reis e Cássia Eller

Em um texto escrito para o jornal ‘O Estado de S. Paulo’, Nando Reis abriu o coração para falar da amizade com cantora. No artigo publicado no mês que marcou dez anos da morte da amiga, o artista diz que não tinha a intenção de escrever aquelas palavras, mas justifica que “bateu uma saudade e me deu vontade de falar dela”.

Ao falar da relação que cultivou com a eterna intérprete de ‘Malandragem’, o cantor relembra um detalhe curioso sobre a primeira vez em que se falaram – e como a amizade só nasceu muito depois.

“Nos tornamos amigos, muitos anos depois do nosso primeiro encontro, quando identicamente detestamos ter que falar um com o outro, estranhos que éramos por natureza e por delimitação protetora do perímetro de nosso íntimo sítio. Ela disse ‘oi’, ouviu as músicas que eu queria mostrar, e depois… ‘tchau'”, escreve.

“Foi-se embora na hora certa que só o jeito de quem não sabe como se despedir vai embora pra não sumir jamais”, completa.

Esse primeiro encontro, inclusive, aconteceu na casa de Marisa Monte, onde eles se reuniram para que Nando Reis mostrasse suas composições para Cássia, que estava selecionando quais gravaria para o novo álbum.

A história foi contada pelo próprio cantor, que, em 2018, gravou um vídeo relembrando 50 fatos da amizade dos dois.

Amizade musical

Em outro trecho, o cantor conta, bem-humorado, como teve uma música ‘roubada’ por Cássia. “Foi ‘O Segundo Sol’ que Cássia roubou de mim, pois eu tinha ela reservada para o meu disco ‘Para Quando o Arco Íris Encontrar o Pote de Ouro’, e ela falou ‘não, eu vou gravar'”, relembrou. “Foi o melhor assalto que já sofri na vida”, acrescentou.

Veja também:
Axl Rose e Alcione: entenda a origem da suposta amizade entre os dois

Parceiros na música desde então, Nando tinha combinado com Cássia que, juntos, iriam produzir três dos próximos discos dela. No entanto, isso não aconteceu.

“Infelizmente, ela morreu e a gente só tinha feito dois. Foi justamente por isso que eu fiz o disco póstumo, ‘Dez de Dezembro’, com a permissão da família dela”, explicou.

All Star azul

Nando Reis falou várias vezes sobre a história da composição de ‘All Star’, que foi feita por ele especialmente para ela.

“All Star, que é a música que ficou emblemática da minha relação com a Cássia, foi uma música dificílima. Me lembro que, quando eu estava fazendo, estava insatisfeito, achava que pareciam duas músicas diferentes que não se juntavam. Lembro que quando apresentei a ela, ela não falou nada. Sempre achei que ela não tinha ficado feliz de eu tratar numa música a nossa relação pessoal”, afirmou.

A surpresa dele foi saber que, embora não tenha manifestado reação, a cantora simplesmente passou a cantar a música nos shows. “Cássia nunca me contou que ia cantar ‘All Star’. Na verdade, ela incluiu essa música no bis do show acústico”, relembrou.

Ele ainda explicou a origem da inspiração para a música: “Cássia adorava um All Star que, de fato, o predileto dela era um azul marinho, mas, como ela tinha outros, eu gostava de um que era azul claro. Quando fui a um ensaio com meu All Star preto, eu lembro que ela ficou impactada. Cássia adorou”, contou Nando Reis.

Veja também:
Nando Reis revela a fã qual o tom do All Star azul de Cássia Eller

Anos depois, Nando Reis admitiu que a música, que é baseada em elementos reais do relacionamento deles, tem uma espécie de mentira involuntária. Ou melhor, um erro. “A casa da Cássia é em Cosme Velho e não em Laranjeiras [como citado na canção], e eu descobri isso recentemente”, disse.

Nando Reis revela a fã qual o tom do All Star azul de Cássia Eller

Compartilhar