Foto: Canva leão - imposto de renda

Dicas e truques para aumentar a restituição do Imposto de Renda 2024

A tão esperada temporada de restituição do Imposto de Renda está se aproximando, com a Receita Federal agendando o início dos pagamentos para maio deste ano.

  • Hey! Que tal dar uma olhadinha nas ofertas do dia? Depois não vai dizer que eu não avisei! Basta clicar aqui. Tem descontos em TODAS as categorias.

A possibilidade de recuperar uma parcela dos impostos pagos anima milhões de brasileiros, que buscam maneiras de aumentar o valor a ser restituído. Abaixo, detalhamos algumas estratégias eficazes para otimizar sua restituição.

O valor da restituição é determinado com base em uma tabela que relaciona os ganhos mensais do contribuinte, definindo a necessidade de declaração e o montante dedutível.

Com a recente atualização da tabela, a Receita realiza um cruzamento dos impostos já pagos, garantindo a devolução com correção pela taxa Selic para aqueles que pagaram além do devido.

Lembrando que no caso da declaração simplificada, a restituição é limitada a 20% do imposto devido, é importante escolher o modelo de declaração mais vantajoso.

Confira:

Imposto de Renda

Foto: Reprodução

Dicas para aumentar a restituição do Imposto de Renda

Organize-se

Uma dica valiosa é manter a organização, assegurando a declaração de todos os gastos. Isso evita perder a oportunidade de recuperar valores que, de outra forma, seriam esquecidos.

Declare seus dependentes

A inclusão de dependentes pode significar uma dedução maior.

Podem ser incluídos como dependentes companheiro(a) com quem o contribuinte tenha filho ou viva há mais de 5 anos, ou cônjuge; filho(a) ou enteado(a) até 24 anos se estiverem cursando ensino superior; além de pais, avós e outras categorias específicas, desde que atendam a critérios de idade, incapacidade ou rendimentos.

Veja também:
Presa com cadáver no banco tenta alegar que tio Paulo morreu na agência

Evite a declaração conjunta

Para maximizar a restituição, a recomendação é que cada contribuinte faça sua própria declaração, evitando a conjunta.

Informe as doações

Com a ampliação do limite para doações este ano, declará-las corretamente pode impactar positivamente o valor da restituição. São permitidos até 7% para doações a projetos desportivos e 1% para programas de apoio à saúde, contribuindo não apenas para a sua restituição, mas também para causas importantes.

Cronograma de restituição

Os pagamentos serão realizados em cinco lotes, entre maio e setembro de 2024, sendo que idosos, contribuintes com deficiência e professores têm prioridade.

Além disso, a opção pela declaração pré-preenchida ou o recebimento via PIX também pode acelerar o processo.

  • Primeiro lote: 31 de maio;
  • Segundo lote: 28 de junho;
  • Terceiro lote: 31 de julho;
  • Quarto lote: 30 de agosto;
  • Quinto e último lote: 30 de setembro.

Com essas informações e dicas em mãos, os contribuintes têm tudo para fazer uma declaração mais eficiente e, possivelmente, receber uma restituição maior do Imposto de Renda em 2024.

Não deixe de se organizar e planejar com antecedência para ser devidamente restituído.

  • Hey! Que tal dar uma olhadinha nas ofertas do dia? Depois não vai dizer que eu não avisei! Basta clicar aqui. Tem descontos em TODAS as categorias.

Justiça confirma que Shakira sonegou R$ 97 milhões em impostos na Espanha

Compartilhar