Foto: Divulgação Chitãozinho e Xororó

Chitãozinho e Xororó: os trágicos destinos do pai e da mãe dos cantores

Com a estreia da série ‘As Aventuras de José & Durval‘ no Globoplay, muitas pessoas se questionaram sobre a figura paterna da famosa dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó.

A saga da família Lima começa com Mário de Lima, carinhosamente conhecido como Seu Marinho, e sua esposa, Araci Prudêncio de Lima.

Antes de ser pai, Seu Marinho também era um artista, tentando sua sorte como cantor em São Paulo. Após algum tempo na metrópole, ele voltou ao Paraná e até integrou uma dupla musical com um amigo.

Ele conheceu Araci e, dessa união, vieram ao mundo os irmãos que futuramente formariam a dupla Chitãozinho e Xororó.

Em um ambiente sem rádio, as vozes dos pais foram a primeira influência musical dos irmãos. Seu Marinho e Araci cantavam juntos, ele na segunda voz e ela na primeira, servindo como modelo para os filhos desde cedo.

Veja também:
Chitãozinho não comparece a exame de DNA e suposto filho cobra

Na série do Globoplay, Marco Ricca é o ator responsável por dar vida a Mário de Lima, pai da dupla. Os irmãos Lima até incluíram uma composição de seu pai em seu álbum de estreia, intitulado ‘Tocando a Boiada’.

‘As Aventuras de José & Durval’ foca na vida e obra da dupla desde a infância até os primeiros passos no estrelato. A narrativa começa em 1968 e tem como pano de fundo a cidade de Astorga, no interior do Paraná.

Os primeiros episódios mostram as dificuldades enfrentadas pela família e o despertar do amor pela música nos irmãos.

Rodrigo Simas e Felipe Simas interpretam Chitãozinho e Xororó nas fases adolescente e adulta, enquanto os novatos Pedro Tirolli e Pedro Lucas representam José e Durval na infância, respectivamente.

A trama combina elementos de realidade e ficção, prometendo um olhar profundo sobre a trajetória desses ícones da música brasileira. Serão 8 episódios no total, sendo que 5 deles já estão disponíveis.

A história não esconde a dificuldade adicional causada pelo alcoolismo do pai, Mario. Os desafios da vida familiar fizeram com que José (Chitãozinho) e Durval (Xororó) assumissem responsabilidades desde muito jovens.

O patriarca não teve a oportunidade de ver os herdeiros virarem referência da cultura brasileira. Ele morreu aos 51 anos, em novembro de 1983, pouco tempo depois de Chitãozinho e Xororó lançarem ‘Fio de Cabelo‘.

Veja abaixo uma imagem do pai da dupla Chitãozinho e Xororó:

Pai Chitãozinho e Xororó

Foto: Reprodução/GloboPlay

Doença da mãe é ponto sensível na série

A série ‘As Aventuras de José e Durval’ mergulha profundamente na vida pessoal da renomada dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó.

O tema que toca mais profundamente os irmãos, que estão entre os mais velhos de uma família de oito, é a doença mental de sua mãe, dona Araci, interpretada por Andréia Horta.

Araci, que sofria de bipolaridade, demorou para ser diagnosticada, impactando não apenas sua vida, mas também a de seus filhos.

“Com o tempo, a gente vai entender algumas coisas que vamos viver. Demorou a saber que o que minha mãe tinha era bipolaridade, todos nós sofremos junto com ela. Trouxemos isso porque é a realidade, toda família tem suas dificuldades”, revelou Xororó.

Apesar do diagnóstico, Araci chegou a viver o suficiente para ver o enorme sucesso dos filhos. Ela morreu aos 77 anos, em 21 de outubro de 2010.

Veja também:
Sandy revela o que Xororó e Noely fizeram com o dinheiro que os filhos ganharam

A produção, dirigida por Hugo Prata e produzida pela O2 Filmes, também oferece uma visão da relação dos irmãos com o meio artístico, sendo eles pioneiros na popularização da música sertaneja nos grandes centros urbanos.

Os irmãos Simas, Rodrigo e Felipe, assumiram os papéis de Chitãozinho e Xororó, respectivamente, e foram elogiados pela dupla sertaneja.

“Na vida real, individualmente eles também são diferentes, como nós. Rodrigo é mais extrovertido, como o Chitão, e o Felipe é mais na dele, como eu. Acredito que isso também trouxe ainda mais verdade para a série”, declarou Xororó.

As Aventuras de José e Durval

Foto: Reprodução/GloboPlay

O impacto emocional da série também foi sentido pelos artistas.

“A parte que me surpreendeu muito foi dos momentos difíceis que surgiram durante a doença de nossa mãe. Isso me impressionou porque está bem interpretado. Tenho certeza de que essa emoção vai chegar no público também”, acrescentou Chitão.

A dupla não impôs nenhuma restrição à produção e ficou satisfeita com o resultado final.

“Está sensacional, um trabalho muito bem-feito”, disse Chitão.Nos emocionamos, achei interessante olhar a nossa história ‘de fora'”, completou Xororó.

Com relação à carreira, a série é parte das comemorações pelos 50 anos de carreira de Chitãozinho e Xororó, que têm uma agenda movimentada.

“Estamos comemorando os 50 anos ainda, é difícil concentrar todas as comemorações em um tempo curto de tempo? Ainda tem muita coisa pela frente”, acrescentou Xororó.

Além da série, a dupla planeja lançar um documentário e continua com a turnê de 50 anos.

“Além da turnê dos 50 anos, que continua se apresentando no Brasil, gravamos o audiovisual [do show] em Nova York, que está disponível no YouTube para todo o mundo assistir, acabamos de fazer o cruzeiro internacional de 50 anos com fãs e muitos amigos viajando juntos. Ainda tem muita coisa para acontecer”, afirmou Xororó.

Ex de Chitãozinho manda recado para atriz

Ex de Chitãozinho

A série ‘As Aventuras de José & Durval’ aborda aspectos da vida pessoal e da carreira da famosa dupla sertaneja, desde suas origens no interior do Paraná até o sucesso alcançado nos anos 70, 80 e 90.

Além da carreira musical, o enredo também dará espaço para a vida amorosa dos cantores. Larissa Ferrara será a atriz que dará vida a Adenair Lima, ex-esposa de Chitãozinho, com quem o sertanejo se casou por duas décadas e teve dois filhos: Aline e Alison.

Hoje em dia, Chitãozinho é casado com Márcia Lima, com quem tem um filho, Enrico.

Dena Lima, a verdadeira Adenair, usou sua conta no Instagram para enviar uma mensagem de boa sorte à atriz. Toda sorte Larissa Ferrara que venha Adenair“, publicou a ex-esposa de Chitãozinho na rede social.

Larissa Ferrara também demonstrou sua paixão e expectativas sobre a personagem em seu perfil no Instagram.

Hoje, meia-noite, ADENAIR entra em cena. E MAIS: NOELY também! (Sucesso para nós minha irmã Marjorie Gerardi) Está passando um filme na minha cabeça! Foram vários meses em Jaguariúna e em São Paulo. Conexões maravilhosas com a equipe e os atores! Momentos muito especiais. Segura que terá foto dos bastidores por semana inteira! Fizemos um projeto espetacular. #asaventurasdejoseedurval bora! Que tá só começando!”, publicou a atriz.

Confira as postagens de Adenair Lima no Instagram após o lançamento da série:

Story - ex de chitãozinho

Fotos: Reprodução/Instagram

Chitãozinho não comparece a exame de DNA e suposto filho cobra