Fotos: Reprodução/TV Cultura castelo rá-tim-bum

Crise do coronavírus traz de volta sucesso do ‘Castelo Rá-Tim-Bum’

O Brasil e o mundo enfrenta um momento delicado em meio à pandemia do novo coronavírus. As pessoas estão sendo aconselhadas a permanecerem em casa e lavarem sempre as mãos para se protegerem do patógeno que tem se espalhado por aí.

Neste contexto, internautas relembraram de uma das icônicas músicas do ‘Castelo Rá-Tim-Bum’, sucesso da TV Cultura na década de 1990, que instrui – há muito tempo – as crianças a lavarem suas mãos. Quem não se lembra do hit ‘Lavar As Mãos’?

Veja também:
Sandy e Junior: 10 músicas da dupla que são versões de outros artistas

A faixa foi composta em 1995 por Arnaldo Antunes e marcou uma geração que tinha a televisão como um dos únicos meios de comunicação.

A letra é direta no assunto: “Uma, Lava a outra, Lava uma (Mão), Lava a outra (mão), Lava uma (Mão). Depois de brincar no chão de areia a tarde inteira. Antes de comer, beber, lamber, pegar na mamadeira. A doença vai embora junto com a sujeira. Verme, bactéria, mando embora embaixo da torneira. Na segunda, terça, quarta, quinta e sexta-feira. Na beira da pia, tanque, bica, bacia, banheira”.

Assista ao clipe original de ‘Lavar As Mãos’ que era exibido no ‘Castelo Rá-Tim-Bum’:

A música acabou se encaixando perfeitamente mo momento de combate ao coronavírus e tem sido usada como uma aliada na conscientização sobre o assunto. Nessa levada, o próprio Arnaldo Antunes compartilhou um vídeo em que lava as mãos enquanto canta a canção composta por ele mesmo há 25 anos. Veja:

View this post on Instagram

#LavarAsMãos #FiqueEmCasa #coronavirus

A post shared by Arnaldo Antunes (@arnaldo_antunes) on

Pedro Sampaio lança remix de ‘Lavar As Mãos’

O DJ Pedro Sampaio, conhecido do público por hits do momento como ‘Sentadão’, também entrou na onda e lançou um videoclipe com a canção ‘Lavar As Mãos’ remixada em uma pegada moderna. Nele, diversas pessoas, entre elas até profissionais da saúde, aparecem lavando as mãos e usando álcool em gel enquanto cantam.

Veja também:
O verdadeiro significado da música 'Vermelho', de Fafá de Belém

Na descrição do vídeo, Pedro Sampaio escreveu: “Remix da música de Arnaldo Antunes, que passa exatamente a mensagem que queremos transmitir nesse momento.Cuide-se e estará cuidando do próximo! Lavem as mãos, não saiam de casa. Tudo isso vai passar”.

Confira:

A dupla Palavra Cantada, formada por Paulo Tatit e Sandra Peres, também deu uma nova roupagem à canção de Arnaldo Antunes popularizada pelo ‘Castelo Rá-Tim-Bum’. No Instagram, eles compartilharam um videoclipe de animação de sua versão para ‘Lavar As Mãos’, protagonizado pelos personagens Pauleco e Sandreca. Veja:

Sandra Peres deu uma entrevista ao jornal ‘Extra’ em que falou sobre a importância de abordar assuntos sérios com leveza. A higiene pessoal, num momento com este, deve ser levada muito à sério.

“A criança sempre tem que lavar as mãos, os adultos também para cuidarem das crianças. E tratar desse assunto, atualmente um problema de saúde, de forma lúdica e principalmente criando um ambiente mais divertido é muito mais legal para engajar as crianças e tornar esse momento mais leve. Vamos todos lavar as mãos e cantar juntos?”, convida Sandra.

Veja também:
Cantora infantil, Lore Improta deixa escapar objeto sexual em selfie nas redes