Foto: divulgação iza 01

Iza sofre da síndrome do primeiro milhão e foge das pessoas, diz Leo Dias

O jornalista Leo Dias divulgou, em sua coluna no site ‘Uol’, um texto ácido sobre a cantora Iza. A publicação aponta que a artista está sofrendo da “síndrome do primeiro milhão”, dando a entender que ela estaria pensando ser mais famosa e poderosa do que realmente seria.

Em seu texto, Leo Dias afirma que Iza foi “colocada em uma redoma de vidro”, ficando “intocável, inacessível” para veículos de comunicação. “No CarnaUol, que aconteceu em São Paulo, ela foi a única a não dar entrevistas (nem mesmo para o ‘Uol’, que bancava a festa), com o argumento de que estava resfriada. Quem somos nós para duvidar da saúde da moça, mas no palco, sua voz continuava excepcional”, afirma o jornalista.

Segundo a publicação, Iza costuma fazer mais exigências que colegas como Anitta, Ludmilla e Ivete Sangalo quando vai a programas de TV. “A equipe que cerca a cantora tem a certeza absoluta de que trata-se da futura Adele. […] O distanciamento de Iza da sua realidade é cada dia maior. Foi a única cantora pop que não participou de nenhum bloco de Carnaval. Em nenhuma cidade do Brasil. Não faz o chamado ‘network’ com outros cantores”, diz.

Veja também:
Iza tem cachê dobrado para carnaval de 2020, segundo jornal

Outra medida polêmica que teria sido adotada por Iza, segundo Leo Dias, é recusar todos os convites para cantar em eventos destinados ao público LGBTQI+. “Rafael Rossato, o empresário da cantora, considerava que, aceitando os convites, ela se tornaria segmentada. Na verdade, ele queria criar um produto comercial impecável e nada vulgar”, afirma.

A publicação aponta que a estratégia deu certo em termos financeiros, já que Iza conseguiu fechar um contrato de R$ 2 milhões com uma empresa de classificados virtuais. “Mas as coisas começaram a dar errado. Iza foi a única cantora pop que não emplacou nenhum sucesso nesse verão. Nem mesmo com o pesado investimento da gravadora que levou a equipe toda dela para Los Angeles para gravar com Ciara. A música foi um fracasso retumbante. O Carnaval, então, nem se fala. Ela não deu as caras na Imperatriz, não interagiu com nenhum membro da escola, de presidente a carnavalesco (ritmistas, nem pensar) – tudo era através de seu escritório”, diz.

O texto pode ser lido, na íntegra, no ‘Uol‘. Iza não se manifestou sobre a publicação do jornalista até o momento.

Iza e o transtorno de humor

Em recente entrevista à Rádio Globo, Iza revelou por que faltou a alguns ensaios da escola de samba Impeatriz Leopoldinense, com a qual desfilou pela Série A do carnaval do Rio de Janeiro. Ela disse que foi diagnosticada com transtorno de humor pouco antes da festa. O problema de saúde poderia explicar algumas das situações apontadas por Leo Dias em seu texto, como a entrevista dispensada no evento CarnaUol, a ausência em blocos de Carnaval e a falta de contato com pessoas da Imperatriz.

Veja também:
Iza conta que foi diagnosticada com transtorno de humor antes do carnaval

Apesar de ter faltado a alguns ensaios, Iza disse que recebeu todo o apoio dos integrantes da escola de samba. Antes de revelar o diagnóstico, ela disse à imprensa que não esteve presente devido a outros compromissos profissionais.

A cantora não especificou, durante a entrevista, qual transtorno de humor esteve em seu diagnóstico. O termo é utilizado para se referir a uma série de transtornos psicológicos que trazem alteração do humor ou afeto, trazendo mudanças em diversas áreas da vida do paciente.

Entre os problemas de saúde pertencentes ao grupo de transtorno de humor, de acordo com a Classificação Internacional de Doenças (CID-10), estão episódio maníaco, episódio depressivo, transtorno afetivo bipolar, transtorno depressivo recorrente e transtornos persistentes do humor (cilotimia e distimia).

Mesmo com a ausência em alguns ensaios, Iza desfilou normalmente como rainha de bateria da Impeatriz Leopoldinense. A escola de samba conquistou, no carnaval deste ano, o título da Série A, também obtendo acesso ao Grupo Especial e voltando à lista das principais agremiações do carnaval carioca. A cantora está confirmada para a função em 2021.

Veja também:
Luísa Sonza usa figurino só de fitas, rebola em trio e vídeos viralizam
Compartilhar