Foto: Reprodução/YouTube Mc salvador da rima

MC Salvador da Rima é preso de forma violenta, vídeo cai na web e choca o Brasil

O jovem de 19 anos, Gabriel Salvador, popularmente conhecido como MC Salvador da Rima, foi preso no último sábado (27) por suspeita de desacato à autoridade no Itaim Paulista, Zona Leste de São Paulo. O que chamou a atenção do fato foi a maneira violenta como ele foi abordado pela Polícia Militar (PM).

O momento, que foi filmado por amigos próximos e acabou viralizando na web, mostra policiais militares aplicando um ‘mata-leão’ no rapaz. Além do golpe, o vídeo exibe um oficial esganando e asfixiando o artista.

Veja também:
Lembra dele? Com apenas 13 anos, MC Bruninho compra Land Rover de R$ 220 mil

O MC, que foi solto no mesmo dia, responderá em liberdade pelo crime de desacato. “Amanhã [segunda-feira (1º)] eu falo tudo o que aconteceu, ressaltando desde já que não desacatei nenhum policial”, escreveu o funkeiro no seu perfil oficial do Instagram.

“Estou 100% pleno de minha razão e ao contrário da versão mentirosa que os ‘policiais’ passaram de que desacatei e resisti, isso não ocorreu em nenhum momento”, afirmou.

Veja o momento chocante da prisão de MC Salvador da Rima:

O ‘mata-leão’ é um golpe de estrangulamento usado nas artes marciais japonesas que é realizado pelas costas do oponente. É uma chave de braço sobre o pescoço de outra pessoa feita na intenção de imobilizá-la.

Entretanto, essa técnica está proibida no estado de São Paulo pela própria PM, desde julho de 2020. O motivo? A própria corporação revisou seu protocolo em meio à onda de protestos contra a violência policial. De acordo com entidades de direitos humanos, o ‘mata-leão’ pode machucar e até matar.

As imagens mostram o MC com a camisa rasgada sendo retirado à força de uma residência enquanto a esposa e amigos do artista perguntam o motivo da detenção.

De forma violenta, os policiais apontam armas para as pessoas, pedem para que elas se afastem e ainda jogam spray de pimenta. Ele, então, é colocado dentro da viatura da PM.

“Estão agredindo o meu marido, solta ele!!”, grita Kelly Araújo, a esposa do MC, que teve o celular apreendido pela polícia. Na delegacia, ela falou que também foi agredida por policiais.

Kelly fez uma transmissão ao vivo no Instagram flagrando o momento da prisão do marido, quando os policiais apreenderam seu celular.

Veja também:
Deu ruim! MC Kevin posta vídeo debochando de policiais e eles prestam queixa

No entanto, a transmissão continuou captando a conversa e alguns fãs que estavam acompanhando no momento relataram que foi possível ouvir PMs dizerem: “machuca aí negão, a mão, machuca a mão, o rosto […] eu bato a testa aqui já, ó”.

Abuso de autoridade

Advogados de Salvador da Rima afirmam que os policiais cometeram abuso de autoridade. Segundo eles, o MC foi preso por suspeita de desobediência após discutir com policiais por causa de um carro parado na contramão.

Houve “nítida demonstração de excesso e flagrante violência”, afirmam os profissionais. Eles afirmaram que, a partir desta segunda-feira (1º), tomarão medidas jurídicas contra os policiais e irão procurar a Corregedoria da PM.

“Aguardo o dia da audiência com provas acumuladas pra provar minha inocência. Justiça seja feita, se acham que me amedrontaram, muito pelo contrário, só fortaleceu mais a causa que carrego com orgulho que somos nós oprimidos e alvejados”, escreveu Salvador da Rima em sua página oficial na internet.

A história tem várias versões. De acordo com a Polícia Militar, em nota, a prisão do MC aconteceu após uma denúncia de pessoas suspeitas próximas a uma “festa no bairro”.

Já segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), a PM foi acionada para coibir “aglomeração de pessoas e som alto”.

Questionada pela imprensa sobre o uso do golpe proibido ‘mata-leão’, a Secretaria respondeu que a ação policial será apurada para saber se os agentes cometeram alguma irregularidade.

Segundo a Polícia “não há ilegalidade na ação dos policiais” que prenderam o músico por desacato. “Todas as pessoas que estavam na festa, inclusive o detido, estavam aglomerados e sem máscaras”, afirmam.

De acordo com a corporação, quando os agentes chegaram ao local eles “foram desrespeitados por um dos frequentadores que, além de desobedecer à ordem dos policiais, resistiu à ordem de prisão”.

“Ao orientar todos os participantes do evento, os policiais militares, que são negros, foram xingados e hostilizados por um homem branco, que ao receber voz de prisão, resistiu, conforme as imagens”, disse a PM ao portal ‘G1’. Contudo, em outra nota enviada pela Polícia, a corporação não faz nenhuma menção a racismo.

Veja também:
MC Livinho apavora fãs e familiares com vídeos supostamente 'sendo perseguido'

Vários colegas MCs saíram em defesa de Gabriel em suas redes sociais afirmando que ele é artista e não bandido. “Abordagem abusiva, abordagem incorreta. Não é assim não, tá louco?”, afirmou o MC Paulinho da Capital.

“Enquanto nós estiver na p*rra de um país que tá preocupado em agir dessa forma. Bater na cara de trabalhador, é fácil né? Ele cumpre seu dever e seu trabalho corretamente. Você tem que levar pra ser julgado, não agredir antes de saber. A gente sabe como funciona a justiça, antes de pensar em bater, questiona, pergunta!”, disse MC Kekel.

Salvador da Rima foi solto ainda na noite de sábado (27) após assinar um Termo Circunstanciado (TC) no 67º Distrito Policial (DP), Jardim Robru. Amigos e fãs do artista o esperavam do lado de fora da delegacia e comemoraram sua saída.

Quem é o MC Salvador da Rima?

Salvador da Rima é um MCs de funk que tem conquistado muito sucesso no Brasil na atualidade. Ele se destaca em parcerias com outros músicos e em batalhas de rap na rua.

Com mais de 3 milhões de seguidores no Instagram e quase 1 milhão de inscritos em seu canal no YouTube, ele acumula milhões de visualizações em seus vídeos.

O MC canta em ‘Cracolândia’, parceria com o DJ Alok que esteve no 1º lugar das paradas nacionais no fim de 2020 e soma mais de 150 milhões de visualizações.

Outros sucessos do cantor são ‘Vergonha Pra Mídia’ e ‘Tapa na Cara’.

Vídeo íntimo de MC Hariel é publicado no Instagram e ele se pronuncia