Foto: reprodução / Facebook michael jackson they dont care about us

Clipe de Michael Jackson no Brasil ganha versão ‘Black Lives Matter’ de Spike Lee

O cineasta Spike Lee, conhecido por filmes como ‘Infiltrado na Klan’ e ‘Malcolm X’, lançou uma nova versão para o clipe ‘They Don’t Care About Us’, de Michael Jackson. Ele foi o diretor do vídeo original e, agora, resolveu editar um take com inspiração no movimento ‘Black Lives Matter’, que pede igualdade racial no mundo todo, especialmente nos Estados Unidos.

Lançada originalmente em 1995, no álbum ‘History: Past, Present and Future, Book I’, a música ‘They Don’t Care About Us’ traz uma letra em tom de protesto, que aborda injustiças sociais como um todo. O clipe, por sua vez, foi gravado no Pelourinho, em Salvador, e na Favela Santa Marta, no Rio de Janeiro, e usava a desigualdade no Brasil para ilustrar a temática da canção.

Na época, ainda foi produzida uma segunda versão do vídeo, em uma prisão nos Estados Unidos. Essa edição foi pouco exibida, por ter muitas cenas de violência.

Veja também:
Bruno Mars é o filho perdido de Michael Jackson? Conheça a bizarra teoria

Já na nova versão de Spike Lee, cenas atuais de protestos do movimento ‘Black Lives Matter’ foram mescladas às duas edições originais do clipe, de 1995. Em nota, o diretor reforçou a mensagem original da música, cujo título traduzido é: “Eles não se preocupam com nós”.

“Grandes músicas de protesto não podem ficar velhas, obsoletas ou irrelevantes, porque a luta ainda continua. É por isso que ‘They Don’t Care About Us’ é o hino deste mundo caótico e pandêmico em que vivemos”, afirmou o cineasta.

Vale destacar que a nova versão do clipe traz uma mensagem de Michael Jackson, de 1996, sobre o vídeo da música. “Esse clipe não degrada nenhuma raça, mas ilustra as injustiças a todos os seres humanos. Que Deus nos garanta paz em todo o mundo”, diz.

Assista:

Veja também:
Veja quais as lives com shows de música marcadas para os próximos dias

Igor Miranda é jornalista que escreve sobre música desde 2007 e com experiência na área cultural/musical.

Compartilhar