Fotos: Reprodução/Instagram anitta

E o decoro? Ministro Ricardo Salles discute com Anitta nas redes sociais

A hashtag ‘ForaSalles’ figurou entre os assuntos mais comentados do Brasil no Twitter, nesta quarta-feira (21), e Anitta foi uma das responsáveis por fazê-la viralizar. Isso porque a cantora fez uma postagem pedindo a saída do atual ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

Ele não gostou do posicionamento da funkeira e retrucou, insinuando que ela não entende nada de política e, muito menos, de questões ambientais.

Veja também:
Anitta frequenta premiação com look que já é marca registrada: bumbum de fora

A discussão aconteceu na véspera da participação do presidente Jair Bolsonaro na cúpula do clima convocada para esta quinta-feira (22) pelo presidente dos EUA, Joe Biden. O discurso de Bolsonaro seguirá a cartilha de Salles.

“Fora Salles. Desserviço para o meio ambiente”, tuitou Anitta. “Fica na sua aí, ô Teletubbie. #FicaSalles”, respondeu o ministro Ricardo Salles, se referindo ao desenho infantil de TV dos anos 1990.

“Que resposta madura. Quantos anos você tem? 12? Então é melhor sair do ministério anyway”, replicou a funkeira.

Ricardo Salles respondeu questionando os conhecimentos básicos de Anitta, de forma considerada preconceituosa e machista. 

Se você conseguir demonstrar, sem ajuda de outra pessoa, que sabe quais são as capitais do Brasil ou pelo menos os nomes dos seis biomas brasileiros a gente começa conversar…”. 

Anitta respondeu à altura, indagando o ministro sobre questões ambientais sérias e significativas. O governo Bolsonaro vem se posicionando contra a preservação de áreas enormes de diferentes biomas do país – e a favor do desmatamento de regiões protegidas.

Tem sido considerado por brasileiros e estrangeiros como um “governo contra o meio ambiente”. 

Um exemplo é que Salles defende a exploração ‘capitalista’ da Amazônia, a usurpação da terra pública, dando-lhe a aparência de particular em benefício do agronegócio, da mineração e garimpo ilegal e invasão de terras indígenas.

Se você conseguir explicar, pode ter ajuda de alguém, porque sozinho você não conseguiu raciocinar, qual o perigo de acabar com a fiscalização do Ibama ou de ir contra a polícia federal para defender madeireiros na maior apreensão de madeira na Amazônia..a gente começa a conversar“, respondeu Anitta, que ainda criticou o fato do ministro ter tempo livre para brigar na internet.

Ao invés de trabalhar ficam de gracinha no Twitter… esse é nosso governo teen [do inglês, adolescente]… até eu tô mais ocupada fazendo algo pelo meu país do que você, meu querido”, afirmou Anitta.

Veja também:
Anitta critica Regina Duarte por entrevista: 'enaltecer tempos de ditadura me causa medo'

Ministros e outros membros do governo saíram em defesa de Ricardo Salles, como Fabio Faria, das Comunicações, o ministro do Turismo, Gilson Machado, o assessor especial para assuntos internacionais de Bolsonaro, Filipe Martins e o secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência, Vicente Santini.

Em contrapartida, artistas como o cantor Gilberto Gil, a atriz Fernanda Paes Leme, a ativista da causa animal, Luísa Mell, e o humorista Fabio Porchat pediram a saída do ministro do Meio Ambiente do cargo.

Confira a discussão completa que aconteceu entre Anitta e Ricardo Salles no Twitter:

E não parou por aí! Anitta ainda disparou mais críticas ao ministro Ricardo Salles e ao governo Bolsonaro. Falou sobre o tom das ‘discussões’ que, segundo ela, é nível briga entre adolescentes. Veja:

Anitta já foi considerada ‘isentona’ no passado

Há alguns anos Anitta vem se posicionando diante de questões políticas do Brasil. Ela já fez vários desabafos sobre a causa ambiental e usou sua visibilidade (ela é seguida por 52,9 milhões de pessoas) para conscientizar os brasileiros sobre a importância de agir agora.

Antes disso, ela era constantemente acusada, pelo público, de manter uma posição “isentona” com o objetivo de não perder fãs.

Veja também:
Anitta revela por que está falando mais de política: 'de tanto me cobrarem posição'

“É o seguinte, não estou aqui para falar de política, eu não sou de esquerda, de direita… não sou apoiadora de PT, do Bolsonaro, de ninguém. Esse negócio de apoiar fulano e ciclano, eu não sou isso não”, disse ela em 2019, quando ainda não tinha se posicionado abertamente contrária ao governo vigente. 

Se acabar a floresta não vai ter feminismo, machismo, economia, dólar alto, nada que resolva o fato de não ter oxigênio! O meio ambiente vem sendo tratado como nada há décadas. Meu ponto é: chegou nosso deadline [tempo máximo para realização de uma tarefa]. Vamos agir!, afirmou Anitta.

Segundo ela, as pessoas se distraem ao discutir quem está certo ou errado: “enquanto isso a natureza vai acabando”.

Veja também:
Anitta explica por que não se posicionava politicamente antes das eleições
Compartilhar