A hashtag ‘ForaSalles’ figurou entre os assuntos mais comentados do Brasil no Twitter, nesta quarta-feira (21), e Anitta foi uma das responsáveis por fazê-la viralizar. Isso porque a cantora fez uma postagem pedindo a saída do atual ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.
Ele não gostou do posicionamento da funkeira e retrucou, insinuando que ela não entende nada de política e, muito menos, de questões ambientais.
A discussão aconteceu na véspera da participação do presidente Jair Bolsonaro na cúpula do clima convocada para esta quinta-feira (22) pelo presidente dos EUA, Joe Biden. O discurso de Bolsonaro seguirá a cartilha de Salles.
“Fora Salles. Desserviço para o meio ambiente”, tuitou Anitta. “Fica na sua aí, ô Teletubbie. #FicaSalles”, respondeu o ministro Ricardo Salles, se referindo ao desenho infantil de TV dos anos 1990.
“Que resposta madura. Quantos anos você tem? 12? Então é melhor sair do ministério anyway”, replicou a funkeira.
Ricardo Salles respondeu questionando os conhecimentos básicos de Anitta, de forma considerada preconceituosa e machista.
“Se você conseguir demonstrar, sem ajuda de outra pessoa, que sabe quais são as capitais do Brasil ou pelo menos os nomes dos seis biomas brasileiros a gente começa conversar…”.
Anitta respondeu à altura, indagando o ministro sobre questões ambientais sérias e significativas. O governo Bolsonaro vem se posicionando contra a preservação de áreas enormes de diferentes biomas do país – e a favor do desmatamento de regiões protegidas.
Tem sido considerado por brasileiros e estrangeiros como um “governo contra o meio ambiente”.
Um exemplo é que Salles defende a exploração ‘capitalista’ da Amazônia, a usurpação da terra pública, dando-lhe a aparência de particular em benefício do agronegócio, da mineração e garimpo ilegal e invasão de terras indígenas.
“Se você conseguir explicar, pode ter ajuda de alguém, porque sozinho você não conseguiu raciocinar, qual o perigo de acabar com a fiscalização do Ibama ou de ir contra a polícia federal para defender madeireiros na maior apreensão de madeira na Amazônia..a gente começa a conversar“, respondeu Anitta, que ainda criticou o fato do ministro ter tempo livre para brigar na internet.
“Ao invés de trabalhar ficam de gracinha no Twitter… esse é nosso governo teen [do inglês, adolescente]… até eu tô mais ocupada fazendo algo pelo meu país do que você, meu querido”, afirmou Anitta.
Ministros e outros membros do governo saíram em defesa de Ricardo Salles, como Fabio Faria, das Comunicações, o ministro do Turismo, Gilson Machado, o assessor especial para assuntos internacionais de Bolsonaro, Filipe Martins e o secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência, Vicente Santini.
Em contrapartida, artistas como o cantor Gilberto Gil, a atriz Fernanda Paes Leme, a ativista da causa animal, Luísa Mell, e o humorista Fabio Porchat pediram a saída do ministro do Meio Ambiente do cargo.
Confira a discussão completa que aconteceu entre Anitta e Ricardo Salles no Twitter:
Fica na sua ai, ô Teletubbie ! #FicaSalles https://t.co/QFmqLfo2M7
— Ricardo Salles MMA (@rsallesmma) April 21, 2021
Ao invés de trabalhar ficam de gracinha no Twitter… esse é nosso governo teen… até eu to mais ocupada fazendo algo pelo meu país do que você, meu querido.
— Anitta (@Anitta) April 21, 2021
Se vc conseguir demonstrar, sem ajuda de outra pessoa, que sabe quais são as capitais do Brasil ou pelo menos os nomes dos seis biomas brasileiros a gente começa conversar…. https://t.co/d7yCNLtPgv
— Ricardo Salles MMA (@rsallesmma) April 21, 2021
Desculpa, querido. Não consigo te responder em 5 minutos como você me responde porque eu trabalho. Tava dando umas entrevistas em inglês, espanhol, em francês… você fala francês? Liga pra presidente da França? Ouvi dizer que ele AMA vocês. Alias é uma loucura a quantidade de
— Anitta (@Anitta) April 21, 2021
pergunta que tenho que responder sobre esse desgoverno de bosta que vocês estão fazendo. A única parte boa é que eu nem preciso explicar pq eu escolhi lançar algo pra fazer o Brasil lembrar que temos várias coisas pra se orgulhar. Pq com vocês no comando tá puxado…
— Anitta (@Anitta) April 21, 2021
Se você conseguir explicar, pode ter ajuda de alguém, porque sozinho você não conseguiu raciocinar, qual o perigo de acabar com a fiscalização do ibama ou de ir contra a polícia federal para defender madereiros na maior apreensão de madeira na Amazônia..a gente começa a conversar
— Anitta (@Anitta) April 21, 2021
E não parou por aí! Anitta ainda disparou mais críticas ao ministro Ricardo Salles e ao governo Bolsonaro. Falou sobre o tom das ‘discussões’ que, segundo ela, é nível briga entre adolescentes. Veja:
O que faz um ministro do meio ambiente? @rsallesmma
— Anitta (@Anitta) April 21, 2021
Bem aquele video do @FabioPorchat ensinando como discutir com bolsanarista. Tem que ser debate vazio… dos bem toscos tipo… "falou seu brocha", "ja é, pau pequeno"… que loucura. Uma galera que se diz superior em nível de formação. Confuso
— Anitta (@Anitta) April 22, 2021
Anitta já foi considerada ‘isentona’ no passado
Há alguns anos Anitta vem se posicionando diante de questões políticas do Brasil. Ela já fez vários desabafos sobre a causa ambiental e usou sua visibilidade (ela é seguida por 52,9 milhões de pessoas) para conscientizar os brasileiros sobre a importância de agir agora.
Antes disso, ela era constantemente acusada, pelo público, de manter uma posição “isentona” com o objetivo de não perder fãs.
“É o seguinte, não estou aqui para falar de política, eu não sou de esquerda, de direita… não sou apoiadora de PT, do Bolsonaro, de ninguém. Esse negócio de apoiar fulano e ciclano, eu não sou isso não”, disse ela em 2019, quando ainda não tinha se posicionado abertamente contrária ao governo vigente.
“Se acabar a floresta não vai ter feminismo, machismo, economia, dólar alto, nada que resolva o fato de não ter oxigênio! O meio ambiente vem sendo tratado como nada há décadas. Meu ponto é: chegou nosso deadline [tempo máximo para realização de uma tarefa]. Vamos agir!“, afirmou Anitta.
Segundo ela, as pessoas se distraem ao discutir quem está certo ou errado: “enquanto isso a natureza vai acabando”.
#COMENTE