Foto: Divulgação Outback

Outback e a polêmica dos funcionários que atendem de joelhos (é obrigatório?)

A rede Outback se viu em meio a uma polêmica nos últimos dias após uma cliente viralizar na internet questionando por que os funcionários do restaurante eram obrigados a atenderem os clientes de joelhos.

  • “Alexa, tocar minha música favorita!” Conheça a 4ª geração do aparelhinho que é sucesso em vendas no mundo todo. Clique aqui para conferir.

A história veio à tona quando a cliente, a advogada Beatriz Salgado, publicou um vídeo nas redes sociais dizendo que no dia 16 de março ela foi a uma unidade do Outback em São Luís, no Maranhão, e os funcionários ajoelharam para atendê-la.

“A mulher veio me atender e aí, do nada, ela abaixa. Não percebi de primeiro momento. Aí, logo depois, vem outro funcionário me atender e ajoelha de novo. E nessa hora eu perguntei ‘moça, por que você está de joelho?’, ela me respondeu que era ‘tradição’ do Outback“, relatou a advogada.

Beatriz Salgado contou que pediu que ela não ficasse de joelhos para atendê-la. A funcionária disse que não poderia, pois essa era norma da empresa que determinava que os funcionários tinham que ficar no “mesmo patamar” dos clientes durante os atendimentos.

“Não foi a minha primeira vez no Outback. Já tinha ido em outros estabelecimentos pelo Brasil e não tinha visto antes, por isso a minha estranheza. Depois que perguntei a funcionária o porquê daquilo até pensei que fosse um modo de xenofobia. E isso me deixou ainda mais chateada. Todos os outros funcionários estavam com comportamento semelhante perto da minha mesa“, explicou Beatriz Salgado em entrevista ao portal ‘G1’.

Veja também:
Pastor é detonado ao dizer que crianças abusadas têm parcela de culpa

Confira o vídeo que viralizou na web:

O vídeo publicado pela cliente do Outback viralizou na web e ela recebeu inúmeros relatos de funcionários – e de outros clientes – com direito a fotos de atendentes atendendo ajoelhados.

A advogada Beatriz Salgado decidiu, então, fazer uma denúncia ao Ministério Público do Trabalho do Maranhão (MPT-MA). O órgão informou ter recebido a denúncia e disse que o caso será investigado.

“Várias pessoas me procuraram depois que fiz a denúncia, inclusive com fotos. Além disso, outros funcionários me mandaram relatos de que tiverem seus joelhos bem machucados, disse Beatriz Salgado.

“Você tem ideia do que atender ajoelhado/agachado faz com a coluna e os joelhos do trabalhador que já trabalha em pé e andando o dia todo?”, questionou um internauta.

“Para quem ta falando que é mentira, até no anúncio de vaga na foto o funcionário está ajoelhado“, comentou um rapaz.

“Aqui na unidade de Campo Grande era assim quando abriu. Graças a Deus não fazem mais. Era super incômodo para eles, primeiramente, mas para cliente quem tem um pingo de noção também não era confortável”, relatou outro cliente.

Outback se defende

A Outback Steakhouse é uma franquia especializada em culinária norte-americana de muito sucesso no Brasil.

Veja também:
Por que Alessandra Negrini não tem contato com o filho com Murilo Benício?

A empresa afirmou ao ‘G1’ que não orienta a ajoelhar e, sim, a ter contato visual com o cliente, ficando agachado ou sentando à mesa. Ainda, que essa prática foi extinta para “evitar ruídos”.

A empresa disse também que a orientação para agachamento dos funcionários foi encerrada no domingo (19). Um dia antes da queixa ter sido registrada no MP, na segunda-feira (20).

O Outback Brasil informou em nota que a prática era opcional e que jamais obrigou nenhum funcionário a se ajoelhar durante os atendimentos, mas que a prática foi extinta.

A prática que foi revista foi de Eye Level (abaixar ou sentar-se à mesa com o cliente para garantir contato visual) e mudamos isso para justamente tentar evitar ruídos”, disse a empresa ao ‘G1’.

Diante de toda a repercussão, o caso foi denunciado ao Ministério Público do Trabalho – informou ter recebido a denúncia e que o caso será investigado.

Confira a fala do Outback no Twitter:

Outback - fachada

Foto: Divulgação

  • “Alexa, tocar minha música favorita!” Conheça a 4ª geração do aparelhinho que é sucesso em vendas no mundo todo. Clique aqui para conferir.

Vídeo: Alcymar Monteiro humilha banda durante show e músicos pedem demissão

Compartilhar