Fotos: Divulgação/Reprodução/Twitter pink

Cantora Pink quer pagar multa de jogadoras que se negaram a jogar de biquíni

A cantora norte-americana Pink, conhecida internacionalmente e vencedora de três Grammys, apoiou e se ofereceu para pagar a multa que o time feminino de Handebol de Praia da Noruega recebeu da Federação Internacional de Handebol por contrariarem as regras e jogarem de shorts e não de biquíni em um jogo do campeonato europeu.

A norma diz que os biquínis dos uniformes das jogadoras deve ter “ajuste justo”, ser “cortados em um ângulo em direção ao topo da perna” e ter largura lateral não superior a 10cm. O que incomoda as atletas, que se sentem desconfortáveis e expostas sem necessidade alguma.

Veja também:
Filho de Chorão diz que o pai torcia pela Fadinha, mas a matemática não bate

Segundo Pink, tais regras são extremamente sexistas, ou seja, reafirmam o preconceito e discriminação históricos baseados no gênero das jogadoras.

Afinal, os jogadores homens podem jogar de bermuda e não são obrigados a usar roupa de banho e deixarem os corpos expostos durante as competições. 

As jogadores de Handebol de Praia da Noruega jogaram uma partida contra a Espanha em Varna, na Bulgária, pelo campeonato europeu, vestindo shorts no lugar de biquíni como uniforme oficial.

Por isso, a Federação aplicou uma multa de 1.500 euros, que equivale a R$ 9,2 mil (R$ 911 para cada jogadora), pela infração da regra.

Estou muito orgulhosa da equipe feminina de handebol da Noruega por protestar contra as regras muitos sexistas sobre seu ‘uniforme’. A Federação Europeia de Handebol deveria ser multada por sexismo. Muito bem, garotas. Ficarei feliz em pagar a multa para vocês. Continuem assim”, escreveu Pink.

Veja também:
Como a Pink consegue fazer tantas acrobacias no palco?
  • Sabia que leitor do Revista Cifras tem desconto de até 70% e frete grátis na primeira compra em itens de vestuário em ponta de estoque? Tem roupas, calçados, acessórios e muito mais! Para garantir, basta realizar a compra através deste link.

Confira o tuíte original de Pink (em inglês), inconformada com o sexismo no esporte:

Veja uma foto do time feminino usando shorts no lugar de biquíni:

Foto: Reprodução

Ao tomar conhecimento da polêmica, o presidente da Federação Norueguesa de Vôlei, Eirik Sordahl, disse: “Em 2021, isso não deveria ser um problema“. O ministro norueguês de Cultura e Esporte, Abid Raja, disse: “É completamente ridículo“.

Após grande repercussão, a Federação Europeia de Handebol reconheceu a decisão polêmica e afirmou ter doado o valor da multa “a uma fundação internacional esportiva que apoia a igualdade para as mulheres e crianças no esporte“.

Pink revela que Christina Aguilera já tentou socá-la

Compartilhar