Fotos: Reprodução/Facebook/YouTube/Instagram criolo

Prefeito demite professor da rede pública que exibiu clipe de Criolo na sala de aula

O prefeito da cidade catarinense de Criciúma demitiu um professor após ele exibir o videoclipe da música com temática LGBTQIA+, ‘Etérea‘, do rapper Criolo, em sala de aula para alunos do 9º ano da rede municipal de ensino.

A intenção do docente era trazer a discussão a respeito da homofobia para os adolescentes. Contudo, o líder do executivo não gostou nada da atitude e o demitiu. Jovens protestaram na cidade e o próprio Criolo se pronunciou nas redes sociais.

“Uma viadagem!”, disse o prefeito Clésio Salvaro (PSDB) através de um vídeo publicado no Facebook nesta quarta-feira (25). Segundo o político, a atitude do professor é inaceitável, pois o videoclipe é “erotizado” e “inapropriado” para jovens de 14 anos.

Veja também:
Nera gay? Renata Banhara conta suposto caso em que foi paquerada por Ricky Martin

“Estou determinando a exoneração imediata daquele professor que, em sala de aula, expôs um vídeo erotizado, de forma inapropriada, para os alunos da rede pública municipal. Nós não permitimos, nós não toleramos. Está demitido este, sei lá, profissional. Enquanto eu estiver aqui de plantão, esse tipo de atitude não vai acontecer“, disse o prefeito, que fez um apelo aos pais dos estudantes.

Essa viadagem na sala de aula, nós não concordamos. E se os pais souberem de algo parecido, que foi exposto para os seus filhos, por favor, entrem em contato com o Município de Criciúma, que o professor que apresentou esse tipo de vídeo ou comportamento inapropriado, será exonerado de forma imediata, sem chance de continuar sendo funcionário da prefeitura, declarou Clésio Salvaro.

Veja:

A Prefeitura e a Secretaria de Educação afirmaram em nota que “a prática pedagógica de professores da rede de ensino, é orientada a partir das Diretrizes Curriculares, por meio do Plano de Ensino Unificado. Esse plano reúne os conteúdos que deverão ser ministrados junto aos estudantes em cada ano letivo”.

Na avaliação da pasta, o professor foi demitido por não seguir essas diretrizes.

Veja também:
'Faço tudo que um viado faz': Eduardo Costa polemiza ao dizer que é 'semi-gay'

“Ressaltamos que o episódio recente, envolvendo conteúdo inapropriado em vídeo apresentado por um dos professores, além de não constar no Plano de Ensino da Rede, estando, portanto, em desacordo com a proposta do Conselho Nacional de Educação, não será tolerado pela Administração Municipal de Criciúma”, acrescentou o comunicado.

Criolo se manifesta sobre a polêmica

A música ‘Etérea’ foi lançada em 2019 e tem mais de 1 milhão e 200 mil visualizações no YouTube. Além do videoclipe, um documentário e um site com o mesmo nome foi lançado por Criolo para fomentar a discussão sobre violência contra pessoas LGBTQIA+ no Brasil.

No ano de seu lançamento, ‘Etérea’ foi indicada ao Grammy Latino na categoria ‘Melhor Canção em Língua Portuguesa’. Um trecho da letra diz:

É necessário quebrar os padrões
É necessário abrir discussões
Alento pra alma, amar sem portões
Amores aceitos sem imposições
Singulares, plural

A atitude do prefeito foi vista como homofóbica por muitas pessoas de Criciúma, que protestaram e marcaram uma ‘Parada LGBTQIA+’ na cidade no próximo sábado (28). A Catedral São José em Criciúma amanheceu pichada com as frases: “Fora Salvaro” e “homofobia é crime”. 

Veja também:
Luiza abandona live com Zé Neto e Cristiano após 'brincadeira' sobre gays

O rapper Criolo, o dono da música, se pronunciou nas redes sociais sobre o episódio.

Mais uma vez, desde seu lançamento, o clipe e o documentário da música Etérea [com participação de representantes de coletivos LGBTQIA+ nacionais] abrem espaço para o debate na sociedade brasileira, após a lamentável demissão de um professor depois de exibir o projeto em sala”, disse ele.

Criolo salientou que o videoclipe não tem restrição e já foi exibido em diferentes contextos não só no Brasil.

“Tanto o clipe como o documentário, ambos sem nenhum tipo de restrição pelas diretrizes do YouTube, já foram exibidos em diversos festivais de cinema e instituições de arte, música e dança [como a Filmoteca da Universidade Nacional do México] pelo mundo, ao longo dos quase dois anos de suas trajetórias internacionais“.

Ele aproveitou para compartilhar o documentário em sua página oficial no Instagram e reafirmar a importância da sociedade refletir sobre o assunto.

“Compartilhamos orgulhosamente o documentário novamente aqui, na esperança de que ele possa chegar mais longe, com mais pessoas entendendo e refletindo sobre o que acontece me nosso território e como o Brasil se tornou o país que mais mata sua população LGBTQIA+ em todo o planeta“, disse Criolo.

Veja o videoclipe de ‘Etérea’:

Confira o documentário:

Criolo e Caetano Veloso se beijam na boca durante show em São Paulo

Compartilhar