Foto: Divulgação rbd

RBD usa playback e decepciona fãs nos primeiros shows no Brasil

Nesta quinta-feira (9), a capital carioca foi palco de um evento que gerou tanta expectativa quanto ao desapontamento entre os fãs da música: o show do RBD.

O grupo mexicano RBD, conhecido mundialmente por suas canções vibrantes, fez o primeiro show da turnê no país no estádio Nilton Santos, no Engenhão, no Rio de Janeiro.

Anahí, Dulce María, Maite Perroni, Christian Chávez e Christopher von Uckermann compõem a banda que volta aos palcos 15 depois de anunciar o fim do RBD. Um de seus membros, Alfonso Herrera, preferiu não participar da turnê de reencontro.

Veja também:
RBD: Alfonso Herrera não consegue superar trauma por mortes de fãs em show no Brasil

Usando roupas com cores da bandeira do Brasil, os integrantes levaram o público ao ápice da emoção.

“Estão prontos para dançar, estão prontos para curtir? Bem-vindos de volta ao Elite Way School“, disse o cantor Christian Chávez em português, citando o colégio da novela ‘Rebelde’.

Vocês são únicos, Brasil, disse Dulce Maria. Após 15 anos, voltei para minha casa. Os anos passaram… Hoje tenho 40 anos, sou mãe, mas nunca me esqueci de vocês!”, gritou Anahí, a eterna Mia Colucci, ao apresentar a música ‘Sálvame‘.

Apesar da grande emoção e alegria de rever os ídolos tantos anos depois, o que era para ser uma noite incrível, no entanto, se transformou em fonte de frustração para muitos dos presentes. O motivo? O uso de playback pelos cantores durante o espetáculo.

A prática do playback não é novidade no universo do RBD. Relatos semelhantes emergiram em apresentações anteriores da banda em outros países, caindo uma tendência na forma como o grupo realiza seus shows.

Em meio a um cenário onde se espera que os artistas se apresentem ao vivo, o uso de trechos previamente gravados parece contradizer a essência do que se espera de um verdadeiro grande show, principalmente quando os ingressos alcançam valores elevados, como os R$ 850 cobrados para este evento.

A decisão de usar playback não é exclusiva do RBD. Bandas como o Kiss, em sua turnê de despedida, também recorreram a tal recurso.

Uma diferença notável reside na idade e no histórico dos membros do Kiss, que já ultrapassaram os 70 anos, diferentemente dos jovens integrantes do RBD, cujas idades variam entre 37 e 40 anos.

De acordo com críticos, o grupo mexicano – originado da novela ‘Rebelde’ onde os atores também assumiram papéis de cantores – parece refletir uma tendência da indústria musical na qual a imagem muitas vezes se sobrepõe ao talento vocal autêntico.

Veja um trecho do primeiro show do RBD:

Essa realidade levanta questões sobre as circunstâncias na música e o que os fãs realmente valorizam em uma performance ao vivo.

Para os fãs que desembolsaram até R$ 850 e passaram horas na fila, essa experiência pode ter sido uma lição valiosa sobre as expectativas em relação aos seus ídolos e a realidade da música ao vivo, conforme relatos nas redes sociais.

RBD faz tem mais um show no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (10). Depois, viajam para São Paulo, onde têm mais seis apresentações: duas no Estádio Morumbi, nos dias 12 e 13 de novembro; e mais quatro no Allianz Parque, nos dias 16, 17, 18 e 19.

Dê uma olhada no setlist da ‘Soy Rebelde Tour’:

Tras de Mí
Un Poco de Tu Amor
Cerquita de Ti
Aún Hay Algo
Otro Día Que Va
Medley Mujeres (‘Así So Yo’, ‘Cuando El Amor Se Acaba’ e ‘Fuego’)
Inalcanzable
Medley Eras (‘Tenerte y Quererte’, ‘Me Voy’, ‘Dame’, ‘Y No Puedo Olvidarte’, ‘Para Olvidarte de Mí’)
Enseñame
Qué Hay Detrás
Tu Amor
Era La Musica / Wanna Play / Cariño Mío
Celestial
Bésame Sin Miedo
Ser o Parecer
Medley Hombres (‘Futuro Ex-novio’ e ‘Qué Fue Del Amor’)
No Pares
Este Corazón
Siempre He Estado Aquí
Medley Baladas (‘Una Canción’, ‘A tu lado’, ‘Quizá’ e ‘Adiós’)
Empezar Desde Cero
Solo Quédate En Silencio
Sálvame
Nuestro Amor
Rebelde

RBD: Alfonso Herrera não consegue superar trauma por mortes de fãs em show no Brasil

Dulce María fala sobre Marília Mendonça, funk e shows do RBD no Brasil

Compartilhar