Dia dos namorados headbanger: 20 baladas românticas do heavy metal

Como todos nós sabemos, no dia 12 de junho é comemorado o Dia dos Namorados, uma das datas mais legais do calendário – afinal de contas, é muito legal ver que em tempos de intolerância e violência, ainda existe espaço para o amor.

Para o mundo da arte, todos os dias são como Dia dos Namorados, já que o amor é uma tremenda inspiração para várias obras do cinema, da literatura e da música, por exemplo. Como é de se imaginar, a maioria das composições baseadas no sentimento mais nobre de todos são carregadas de emoção e invariavelmente o resultado final é algo muito bonito, que acaba encantando até mesmo os corações menos sensíveis.

Com a música, não é diferente, independente de qual estilo for a canção. Até mesmo o heavy metal, conhecido por tratar de temas mais subversivos, polêmicos e extremos, aborda o amor com certa frequência.

Tanto as bandas mais tradicionais do estilo quanto as mais modernas já gravaram alguma música emocionante que fala sobre paixões tórridas ou desilusões amorosas. Algumas dessas baladas, aliás, acabaram se transformando em grandes sucessos e agradaram até mesmo quem não é fã do estilo.

Sem mais conversa, confira abaixo 20 baladas heavy metal para embalar o Dia dos Namorados!

01: “Before The Dawn” (Judas Priest) Apesar de ser um dos pilares de sustentação do heavy metal, a banda inglesa possui uma lista de baladas, sendo “Before The Dawn”, de 1979, uma das mais belas.

02: “She’s Gone” (Black Sabbath) – Conforme a tradução do título sugere (“ela se foi”), trata se de uma despedida melancólica. Mesmo com toda a dose de tristeza, é uma das músicas mais bonitas e profundas da carreira do Black Sabbath.

03: “Promises” (Megadeth) – Para quem não sabe, Dave Mustaine criou o Megadeth com o coração repleto de ódio, rancor e outros sentimentos ruins. Além disso, a carreira do talentoso músico ficou conhecida pelo seu temperamento e pelas constantes mudanças de formação que sua bem sucedida banda passou ao longo do tempo.

Veja também:
Dave Mustaine: a mente brilhante por trás do Megadeth

Ainda assim, Dave Mustaine mudou um pouco seu comportamento e essas mudanças afetaram até mesmo atemática das letras. Se no início da carreira os temas passeavam entre ocultismo e violência, em 2001 o Megadeth lançou uma de suas músicas românticas mais famosas, “Promises”. Sexta faixa do álbum “The World Needs a Hero”, fala sobre um casal que não pode se relacionar por diferenças impostas pela sociedade e promete se encontrar em outra vida.

04: “I Walk Beside You” (Dream Theater): – Existe um grande número de músicas românticas escritas pelo Dream Theater, mas “I Walk Beside You” se sobressai.

Uma bela e alegre declaração de amor, fala sobre alguém que promete estar sempre presente ao lado da pessoa amada, nos momentos bons e ruins.

05: “In The Middle of a Heartbeat” (Helloween) Um dos maiores sucessos da banda alemã, que mesmo falando sobre uma relação que aparentemente não dá mais certo, é muito bonita e, de certa forma, romântica.

06: “With Eyes Wide Open” (In Flames) Talvez essa seja a música mais romântica do famoso grupo sueco, que começou a carreira tocando death metal melódico e hoje está com os dois pés no metal alternativo. A bela melodia e a letra, que fala sobre alguém tentando consertar uma relação, tornam a música lançada em 2014 uma ótima balada pesada.

07: ‘Love Me Forever” (Motörhead) Por mais estranho que possa parecer essa afirmação, o Motörhead tem a sua música romântica. É claro que “Love Me Forever” tem o seu peso, mas não fica devendo nada para as baladas dos anos 1980 e 1990.

08: “Nothing Else Matters” (Metallica) – Sem sombra de dúvidas é uma das músicas que ajudou o Metallica a se tornar um fenômeno mundial. Lançada no ano de 1991, fala sobre a saudade que o vocalista James Hetfield sentia da sua então namorada e da distância entre ambos, causada em função da agenda sempre cheia da banda.

09: “The End Of Heartache” (Killswitch Engage) – Uma das músicas mais pesadas da lista, “The End Of Heartache” fala como um amor pode curar as dores do coração.Vale lembrar que a canção fez parte da trilha sonora do filme “Resident Evil 2”.

10: “Hearts Burst Into Fire” (Bullet For My Valentine) – A banda oriunda do País de Gales é um dos grandes nomes do metalcore. “Hearts Burst Into Fire” é um dos grandes sucessos do  grupo e fala sobre alguém que está arrependido dos erros que cometeu com a pessoa amada.

11: “Lovers In The Rain” (The Night Flight Orchestra) – A banda formada por integrantes do Soilwork e do Arch Enemy foi uma grata surpresa no saturado mundo do metal, com a sua releitura moderna para o hard rock oitentista. A balada “Lovers In The Rain”, lançada em 2018, é uma das músicas mais legais da banda e fala sobre um casal que promete se amar por muito tempo.

12: “You Are The One” (Sentenced) – A banda finlandesa (que infelizmente se dissolveu em 2006) chamava a atenção pelas doses cavalares de melancolia, sarcasmo e tristeza que colocava em suas músicas. Porém, quando era pra falar de amor, eles caprichavam, como é o caso de “You Are The One”.

13: “I Just Want You” (Ozzy Osbourne) – O Madman não poderia ficar de fora da lista. Unindo beleza, peso e um pouco de angústia, “I Just Want You” narra a historia de alguém que tenta viver um amor que parece improvável. A letra da música usa várias metáforas para provar que nada é impossível, como “…não existem portas que não podem ser destrancadas”, “…não existem sonhos impossíveis” ou “não existem verdades indiscutíveis”.

14: “Is This Love” (Whitesnake) – A banda do vocalista David Coverdale possui uma longa lista de músicas que falam de amor e “Is This Love” certamente é a mais célebre dessas composições.

15: “Vermilion, Pt. 2” (Slipknot) – O Slipknot ficou famoso pelas suas músicas pesadas e pelas máscaras aterrorizantes que seus integrantes utilizam. Porém, a banda mostrou em “Vermilion, Pt. 2” que também tem sentimentos, através de uma letra que fala de um amor quase platônico.

16: “Black Diamond” (Stratovarius) – O grupo finlandês é um dos principais expoentes do metal melódico, estilo caracterizado pelo misto de velocidade e melodia, além do papel fundamental exercido pelo teclado. A belíssima “Black Diamond” reúne todas essas características, além de uma letra que é uma bela declaração de amor e admiração por alguém.

17: “This World Can´t Tear Us Apart” (Trivium) – O Trivium começou a fazer sucesso no início dos anos 2000, com um thrash metal rápido, moderno e pesado. Com o passar dos anos, foi lapidando seu som,e até mesmo escrevendo músicas mais “tranquilas”. “This World Can´t Tear Us Apart” faz parte dessa mudança no som e fala sobre uma pessoa que luta com unhas e dentes para manter a chama da paixão acesa.

18: “Dear God” (Avenged Sevelfold) – Um dos maiores fenômenos de popularidade entre os mais jovens, o Avenged Sevenfold apareceu como um meteoro no início da década passada.

A música “Dear God”, que foi uma das primeiras do Avenged Sevenfold a explodir, é um pedido para que Deus continue cuidando da pessoa amada enquanto a banda está na estrada. Aliás, o vídeo retrata a rotina da banda em uma turnê.

19: “Within Me” (Lacuna Coil) – A doce e suave voz de Cristina Scabbia caiu como uma luva para uma música que apesar de falar sobre o final de uma relação, mostra isso de maneira leve e singela.

20: “Untouchable Pt. 1” (Anathema) – Por fim, o grupo inglês Anathema encerra a lista com uma de suas músicas mais tocantes. “Untouchable Pt. 1” tem uma letra romântica das mais belas e a melodia marcante da canção combina perfeitamente com os seus lindos versos.

Aproveite e ouça a playlist no Spotify:

Aperte o play e curta o Dia dos Namorados!

*O texto não reflete, necessariamente, a opinião do Revista Cifras.

Listas, resenhas, curiosidades e notícias do mundo da música, entretenimento e esportes.