Foto: divulgação billie eilish 02

Billie Eilish tira a blusa em show para criticar padrões de beleza

A cantora Billie Eilish deu início, na última segunda-feira (9), à nova etapa da turnê ‘Where Do We Go? World Tour’ na América do Norte. A apresentação aconteceu na American Airlines Arena, em Miami, e contou com um momento de destaque: um vídeo em que a artista tira a blusa para criticar padrões de beleza.

A filmagem foi exibida como uma espécie de interlúdio, no telão do palco, antes da música ‘All the Good Girls Go to Hell’. Uma mensagem gravada por Billie Eilish é tocada enquanto as cenas mostram closes do corpo da cantora, que tira o agasalho e, depois, a blusa que está por baixo.

Além de destacar suas experiências com pessoas que fazem comentários a respeito de seu corpo, Billie Eilish transmitiu uma mensagem de positividade, para que as pessoas se aceitem como são. A cantora de 18 anos diz que não se deve viver esperando pela aprovação dos outros, caso contrário, jamais haverá evolução pessoal.

“Você tem opiniões sobre as minhas opiniões, sobre minha música, minhas roupas, meu corpo. Algumas pessoas odeiam o que eu visto, outras elogiam. Algumas criticam as outras, outras me criticam, mas sinto que você está assistindo. Nada que eu faço passa despercebido. Vejo seus olhares, sua desaprovação ou seu suspiro de alívio. Se eu vivesse por eles, nunca seria capaz de me mover”, diz ela, inicialmente, antes de introduzir o assunto principal.

Veja também:
Saiba quais as mulheres mais ouvidas do Brasil e do mundo no Spotify

Em seguida, ela declara: “Você gostaria que eu fosse menor? Mais fraca? Mais doce? Mais alta? Gostaria que eu ficasse quieta? Meus ombros te provocam? Meus seios? Eu sou a minha barriga? Meus quadris? O corpo com o qual eu nasci não é o que você queria? Se eu usar o que é confortável, não sou mulher. Se eu mostrar algumas camadas, sou uma vadia. Mesmo que você ainda não tenha visto meu corpo, você me julga, e me julga por isso. Por quê?”.

Por fim, a artista conclui: “Fazemos suposições sobre as pessoas baseadas em seu tamanho. Nós decidimos quem eles são. Nós decidimos o que eles valem. Se eu visto mais, se eu visto menos, quem decide o que isso me faz? O que isso significa? Meu valor é baseado apenas na sua percepção? Ou sua opinião sobre mim não é minha responsabilidade?”.

Assista:

Após as novas datas pelos Estados Unidos, a turnê ‘Where Do We Go? World Tour’, de Billie Eilish, passará eplo Brasil. As apresentações acontecem nos dias 30 e 31 de maio, em São Paulo (Allianz Parque) e no Rio de Janeiro (Jeunesse Arena), respectivamente.

Billie Eilish, roupas largas e sexualização

Em entrevistas, Billie Eilish sempre deixou claro que usa roupas largas para que as pessoas prestem atenção em sua música em vez de sexualizarem seu corpo. Ela quer evitar que a sociedade faça julgamentos sobre seu corpo ou a transforme em um objeto sexual.

“Eu nunca quis que o mundo saiba tudo sobre mim. É por isso que uso roupas grandes e largas. Ninguém pode ter uma opinião, porque eles não podem ver o que tem por baixo”, disse, em um vídeo para uma ação da grife Calvin Klein.

Ela completa, aos risos: “Ninguém vai ficar falando coisas como: ‘olha, ela é magra’, ‘ela não é magra’, ‘ela tem pouca bunda’, ‘ela tem bunda grande’. As pessoas não podem falar essas coisas, porque elas não sabem”.

Veja também:
Billie Eilish lança 'No Time To Die', música-tema do novo filme de 007

Igor Miranda é jornalista que escreve sobre música desde 2007 e com experiência na área cultural/musical.

Compartilhar