Foto: Divulgação elis regina como nossos pais

‘Como Nossos Pais’: descobrindo o contexto e a essência do hino da MPB

Como Nossos Pais, icônica canção brasileira, tornou-se um símbolo de uma geração que vivenciou intensas transformações sociopolíticas durante os anos de chumbo no Brasil.

Criada pelo talentoso Belchior e eternizada pela voz marcante de Elis Regina, essa obra encontra-se no panteão da música popular brasileira, listada pela revista Rolling Stone entre as 100 músicas brasileiras mais significativas de todos os tempos.

Além de sua longevidade, a canção recentemente ganhou nova vida quando foi inserida em uma campanha publicitária da Volkswagen para celebrar os 70 anos da marca – que acabou gerando polêmica.

Utilizando inteligência artificial, Elis Regina foi recriada ao lado da filha, Maria Rita, e as duas cantaram essa obra-prima.

Veja também:
O verdadeiro significado da música 'Vermelho', de Fafá de Belém

Significado de Como Nossos Pais

Para mergulhar no significado profundo de ‘Como Nossos Pais’, é fundamental entender seu contexto histórico. Composta durante a ditadura civil-militar, a atmosfera sociopolítica do país foi um fator determinante na criação de Belchior.

A letra da canção navega pelo tumultuado oceano do conflito de gerações, uma temática universal, mas que ganha contornos particulares devido à repressão da época.

Belchior descreve a canção como “incômoda”, uma palavra que encapsula a essência da música. Ele afirmou que ela questionava a “acomodação” prevalente na sociedade.

Depois de traçar um panorama do cenário político e da própria juventude, Belchior culmina na estrofe “Minha dor é perceber que apesar de termos feito tudo o que fizemos, ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais”.

Esse é um acerto de contas com a geração anterior e com ele mesmo, um reconhecimento de que a mudança é difícil e, muitas vezes, dolorosa.

A parceria entre Belchior e Elis Regina

Belchior, natural de Sobral, Ceará, foi parte integrante do movimento musical “O Pessoal do Ceará”, junto a nomes como Fagner e Ednardo.

Elis Regina, com sua habilidade de dar vida às letras que interpretava, foi a intérprete ideal para a composição de Belchior.

A parceria entre os dois artistas foi iniciada após um encontro casual durante uma gravação de Vinicius de Moraes e Toquinho. Daí nasceram algumas das interpretações mais memoráveis da música brasileira.

‘Como Nossos Pais’ não é apenas um clássico, mas também uma canção cheia de nuance e reflexões profundas.

Ela foi mais do que uma mera canção popular; tornou-se um verdadeiro hino de uma época. Embora muitos anos tenham se passado desde seu lançamento, a canção continua a ecoar, revelando a complexidade e a profundidade da experiência humana no Brasil e, por extensão, no mundo.

O verdadeiro significado da música ‘Vermelho’, de Fafá de Belém