Foto: Reprodução/TV Globo

De Neymar a Ludmilla: famosos querem expulsão de Karol Conká do ‘BBB 21’

Nem parece, mas tem apenas uma semana desde o início do ‘Big Brother Brasil 21‘, a mais nova edição do reality show da TV Globo que é sucesso de audiência no Brasil. Entre inúmeras polêmicas que já rolaram, a postura da rapper Karol Conká está dando o que falar na web.

Por comportamentos controversos da cantora, muitos telespectadores, famosos e anônimos, recorreram às redes sociais para exigir que ela seja expulsa da casa. As hashtags #KarolConkaExpulsa e #BoninhoExpulsaKarol estão entre os assuntos mais comentados das redes sociais brasileiras nos últimos dias.

O motivo? O público tem julgado as atitudes da artista dentro da casa como “extremamente preconceituosas e agressivas”.

Veja também:
Militante da causa negra, Karol Conká já foi criticada por namorar homem branco

Postura de Karol Conká dentro do ‘BBB 21’

A primeira fala de Karol Conká que chocou os internautas foi um comentário de cunho xenofóbico feito por ela contra a advogada paraibana Juliette.

A cantora chegou a afirmar que, por ter “nascido e sido criada em Curitiba”, no Paraná, ela “tem educação para agir e falar com as pessoas” – diferente da colega nordestina, que já mostrou ter um jeito muito expansivo.

A situação ganhou contornos ainda mais polêmicos depois de o ator Lucas Penteado ter causado vários desentendimentos durante a festa ‘Herança Africana’, no último sábado. Ele chegou a brigar com todos os colegas de confinamento.

Desde então, Karol tem tratado o jovem com desprezo total e chegou a propor que a casa passe a “torturá-lo psicologicamente”. Com ações e palavras de cunho pesado, a rapper tem xingado, humilhado, excluído, diminuído e ridicularizado o rapaz.

Em um controverso momento que viralizou rapidamente na internet, ela se negou a comer na mesma mesa que Lucas e afirmou não querer olhar para a cara dele porque ele “é um bosta”. Em outro, ela questionou a presença de Deus na vida do jovem ator.

Nesta segunda-feira (1), por exemplo, antes de o programa começar ao vivo na TV Globo, Karol se reuniu com vários participantes em um dos quartos e criticou muito o ator. Ela chegou a afirmar que queria “quebrar a cara dele” e que ele merecia ser ignorado por todos.

Nas redes sociais, houve quem lembrasse que, por muito menos, outros participantes já foram expulsos da atração. Em contas oficiais, Karol vem perdendo cada vez mais seguidores.

Veja também:
Karol Conká pode ser intimada a depor dentro da casa do 'BBB 21', diz colunista

Karol definitivamente foi a grande surpresa – e decepção – dos brasileiros que acompanham o ‘BBB 21’. Alguns afirmaram que só agora estão conhecendo a “verdadeira face” da cantora.

Amplamente conhecida no país por ser uma mulher ligada aos movimentos sociais, famosa por militar contra o racismo, machismo e a homofobia, Karol tem demonstrado agir de modo bem diferente desses princípios de igualdade que sempre pregou.

A expulsão, inclusive, pode realmente vir a acontecer. Pelo menos essa é a opinião do delegado Bruno Lima, que declarou, nesta terça-feira (2), que as atitudes de Karol configuram o crime de injúria racial.

“O Lucas sofreu crime de injúria!! Entraremos em contato com a família dele para orientar quanto ao crime cometido”, escreveu o policial. Bruno é conhecido por ser deputado estadual eleito por São Paulo.

Famosos pedem expulsão de Karol Conká

O craque Neymar, a cantora Ludmilla e a funkeira Jojo Todynho (campeã de ‘A Fazenda 12’), foram alguns dos famosos que declaram seu repúdio pela postura que Karol Conká tem tido no programa. Eles manifestaram apoio público aos pedidos de expulsão da rapper.

Jojo Todynho publicou um vídeo, utilizando a função Stories do Instagram, e declarou: “Acabou. Estou deixando de te seguir. A gente tem que passar a verdade do que a gente é. Não adianta bater no peito e na hora não mostrar. É isso que acontece no mundo dos famosos: muita hipocrisia. Muita falação e pouca atitude”.

Veja:

Sem acreditar que a expulsão possa realmente acontecer, Ludmilla afirmou que organizará um mutirão para eliminar a rapper quando ela for para o ‘Paredão’.

Desde que as polêmicas começaram, inúmeros famosos já manifestaram repúdio e criticaram a postura de Karol Conká. Entre eles, a vice-campeã do ‘BBB 20’, Rafa Kalimann, o humorista Whindersson Nunes e os cantores Wesley Safadão e Solange Almeida.

Até mesmo o ator norte-americano Mark Hamill, o eterno Luke Skywalker do universo de ‘Star Wars’, tomou conhecimento da situação. A pedido de fãs, ele escreveu ‘Fora Karol Conká’ em seu perfil oficial do Twitter.

Veja:

Até Tiago Leifert…

Até mesmo o apresentador Tiago Leifert, que já é conhecido pelo público do programa como uma pessoa que tem certa dificuldade em manter a imparcialidade no comando da atração, acabou deixando escapar que não está muito feliz com as atitudes de Karol Conká.

Sempre às segundas-feiras, rola no ‘BBB’ o famoso ‘Jogo da Discórdia’. Neste dia 1º, os confinados foram convidados a apontarem quem eles acreditariam ser o grande “cancelador” dentro da casa. A expressão foi definida como “aquela pessoa que impõe seu modo de pensar e tenta doutrinar o modo de agir dos colegas”.

Veja também:
Por que Rodolffo já foi 'cancelado' na web antes mesmo de o 'BBB 21' começar?

Um a um os participantes declararam suas opiniões – apesar de não terem entendido muito bem a dinâmica da brincadeira. Foi assim que a maioria da casa apontou Lucas Penteado e Juliette como os “canceladores”.

No final, Karol queria voltar a falar e explicar suas atitudes com relação ao ator, mas o apresentador a interrompeu com rispidez e passou a palavra para Juliette. A web vibrou e comemorou a “invertida” que a artista levou ao vivo.

“Eu gostaria de falar uma coisa”, disse Karol. Tiago fingiu não escutar e pediu para Juliette falar. A cantora, então, reclamou: “Todo mundo pode falar, menos eu”. Mais uma vez, o apresentador seguiu com a brincadeira desconsiderando a fala dela: “agora é a vez da Juliette”.

Público faz ‘panelaço’ na porta do Projac

Também na noite desta segunda-feira (1º), algumas pessoas chegaram a se reunir para um “panelaço” em frente ao Projac, no Rio de Janeiro, pedindo a expulsão de Karol Conká do programa.

Em um vídeo publicado pelo influenciador digital Thomas Santana, que convocou a manifestação, o grupo aparece batendo panelas e gritando em coro: “ão, ão, ão, queremos expulsão”.

Veja:

Na internet, por sua vez, as manifestações são inúmeras. Confira algumas reações de internautas ao final deste texto.

Ex-empresária se manifesta: ‘mau caráter’

Até mesmo uma ex-empresária da cantora, Drica Lara, publicou um texto dizendo não se espantar com a conduta da rapper. Ela relata também episódios de perseguição por parte da artista.

“Entendo totalmente o público em choque! Não entendo a ‘surpresa’ de quem era/é próximo! Como assim não imaginava, não sabia? Sabia sim”, escreveu Drica. “O talento, o gênero ou a cor não justifica o mau-caráter”, afirmou.

“Fui aniquilada profissionalmente, difamada e chamada em redes nacional de incompetente e racista! Pensa, na minha área musical, no gênero rap, a maior representante falando para todos que tinha oportunidade as histórias distorcidas que ela mesma criava!”, completou.

Veja também:
Glória Pires inventa música hilária para explicar que não é mãe de Fiuk e bomba na web

Drica Lara contou que chegou a entrar em depressão por um ano após essa situação causada por Karol. Produtores do meio em que Karol atua também declaram ter tido problemas com ela.

Repercussão pode afetar compromissos profissionais

As atitudes de Karol Conká repercutiram tanto nos últimos dias que ela está correndo o risco, até mesmo, de ter sua participação em um festival cancelada.

A organização do ‘Rec-Beat’, que acontecerá virtualmente no próximo dia 14 de fevereiro, afirmou estar avaliando suspender a exibição da artista – que foi gravada antes do confinamento.

O motivo é que eles discordam “fortemente das declarações e atitudes da artista Karol Conká em sua participação na casa do ‘BBB 21’, que revelam posturas que confrontam os princípios do ‘Festival Rec-Beat'”.

O ‘Rec-Beat’ também diz não compactuar com “a prática do cancelamento e da condenação/linchamento de pessoas pelas redes sociais” e que qualquer posição que venha a ser tomada pelo festival “virá acompanhada de ações que debaterão questões como a xenofobia”.

Assessoria pede respeito

Diante disso tudo, o perfil oficial de Karol Conká publicou um texto se desculpando pelas falas preconceituosas da artista, mas julgando como “desproporcional” o ódio que ela vem recebendo do público.

Eles tentaram emplacar a hashtag ‘Respeita A Mamacita’, mas o tiro saiu pela culatra: a frase entrou para os assuntos mais comentados do dia nas redes sociais, contudo, só apresenta críticas à cantora.

“Nós que administramos as redes sociais da Karol Conká, estamos chocados que as coisas estão indo muito além do BBB. Transformando ela no pior inimigo que tem no país. Essa política do cancelamento não chega nem perto de ser saudável, nem a solução para quem a recebe”, diz o texto.

Veja também:
Projota, do 'BBB 21', pensou em se matar após críticas por gravar com Anitta

Confira as reações de alguns internautas sobre Karol Conká:

Militante da causa negra, Karol Conká já foi criticada por namorar homem branco