Foto: Reprodução ChatGPT - música

ChatGPT: música de dupla sertaneja falsa criada por inteligência artificial faz sucesso

O universo da música sertaneja ganhou uma novidade curiosa recentemente. Uma canção inspirada no ChatGPT, e não foi nenhuma dupla famosa que teve essa ideia, mas sim João Miguel & Pedro Henrique.

O detalhe intrigante? Essa dupla não existe no mundo real – foi completamente “criada” do zero por meio da Inteligência Artificial (IA).

  • DESPENCOU! PlayStation 5 com o menor preço já visto no Brasil. Achou pouco? Pois saiba que o frete também é grátis! Clique aqui para conferir.

Graças a uma sacada genial do produtor musical carioca, Diogo Tupinambá, essa inovação conquistou uma base de fãs nas redes sociais. Ele percebeu que, curiosamente, muitas músicas sertanejas abordam o tema da tecnologia.

Por exemplo, ‘Notificação Preferida‘ e ‘Waze Falou‘, de Zé Neto & Cristiano, e Não sei o que lá, de Maiara e Maraisa e Marília Mendonça. Inspirado por essa tendência, decidiu criar sua própria canção sobre uma ferramenta tecnológica popular nos dias de hoje: o ChatGPT.

Veja também:
Morre Julyer Rodrigues, maquiador de Marília Mendonça, Maiara e Maraisa

No entanto, o produtor optou por não usar seu próprio nome na faixa. Claro, para desenvolver uma identidade para a dupla sertaneja fictícia e a capa do single, ele recorreu novamente à IA. Deu até para um robô “desenhista” criar a imagem da suposta dupla.

O refrão da música não poderia ser mais interessante: “ChatGPT, faz um recadinho pra ela voltar pra mim. Escreve dizendo que eu ainda tô a fim e que o nosso amor ainda não pode acabar”.

A canção fez sucesso no TikTok, acumulando mais de 170 mil visualizações e também foi bem recebida no Spotify com cerca de 20 mil reproduções logo de cara.

A escolha do sertanejo universitário como estilo musical não foi por acaso. Segundo Diogo, esse gênero se destaca por refletir o cotidiano das pessoas.

“Por isso, usar tecnologias que estão presentes em nossa vida diária é uma maneira fantástica de criar essa conexão”, disse em entrevista ao portal ‘G1’.

Confira a imagem de divulgação da música ‘ChatGPT’:

ChatGPT - música sertaneja

Foto: Reprodução

O produtor tentou usar o ChatGPT para criar a letra, mas acabou não satisfeito com a sugestão da IA. Então, ele decidiu criar a letra junto com Maria Luiza, sua namorada, com ajuda de amigos para gravar as vozes e mixar a faixa. O resultado foi uma canção com a essência de uma gravação “ao vivo”.

Apesar de o ChatGPT não ter se saído tão bem na composição, Diogo reconhece que a ferramenta é uma verdadeira revolução, com aspectos tanto positivos quanto negativos.

Ele a compara ao advento da internet, que trouxe desafios para o mercado de CDs, mas também abriu caminho para artistas independentes.

Veja também:
Hugo e Guilherme: cantor contrata detetive e transforma traição em nova música

A IA é como um novo mundo. Pode causar desconforto para alguns, mas ajuda muitos outros. A chave para vencer é ser adaptável aos cenários futuros”, afirma.

Diogo estava curioso sobre a reação do público à música, especialmente porque o ChatGPT não é tão difundido no cotidiano como apps como WhatsApp.

“Fiquei genuinamente surpreso com a quantidade de pessoas que assistiram e compartilharam o conteúdo em um período tão curto”, disse.

Atualmente, o produtor está em busca de ideias para o próximo hit de João Miguel & Pedro Henrique. Ele já dá um spoiler: a canção ‘ChatGPT’ está liberada para uma nova versão, dessa vez a ser gravada por uma dupla sertaneja real.

Ouça um trecho da canção inspirada no ChatGPT:

  • DESPENCOU! PlayStation 5 com o menor preço já visto no Brasil. Achou pouco? Pois saiba que o frete também é grátis! Clique aqui para conferir.

Guilherme e Santiago: sertanejo constrange fã gay no camarim