Fotos: divulgação

Saiba quais as músicas mais ouvidas no Spotify Brasil no 1° semestre de 2020

O site ‘G1‘ realizou um levantamento com as músicas mais ouvidas no Brasil por meio do aplicativo Spotify, plataforma de streaming musical mais usada no mundo, ao longo do primeiro semestre de 2020. A análise também mostrou algumas informações curiosas sobre o perfil do ouvinte brasileiro neste período.

O estudo foi feito a partir dos rankings diários de músicas mais ouvidas no Spotify, bem como no número de reproduções (streams) individuais. A plataforma de streaming ainda não divulgou nenhum levantamento oficial com as canções de maior sucesso no país neste período.

Veja também:
Não é mais de Marília Mendonça a live de maior público simultâneo no YouTube

De acordo com a publicação, a música ‘Liberdade Provisória’, de Henrique e Juliano, teve 112 milhões de streams e foi a mais ouvida por brasileiros no Spotify durante o primeiro semestre de 2020. ‘A Gente Faz Amor’, de Gusttavo Lima, e ‘Graveto’, de Marília Mendonça, ficaram respectivamente em segundo e terceiro lugares, com 101 milhões e 76 milhões de streams, também na ordem.

O ‘G1’ também apontou qual música ficou mais tempo no primeiro lugar das paradas diárias de sucesso do Spotify Brasil. ‘Liberdade Provisória’, com 79 dias, lidera o ranking, com ‘A Gente Faz Amor’ (56 dias) novamente na segunda posição. O funk viral ‘Na Raba Toma Tapão’, de Niack e Markin WF, ocupa a terceira colocação geral, com 30 dias no topo das paradas da plataforma.

Veja também:
'Na Raba Toma Tapão': música surgida no TikTok é o grande hit do momento

Apesar do sucesso específico de Henrique e Juliano com ‘Liberdade Provisória’, a artista mais tocada no Spotify Brasil no período foi Marília Mendonça, com 330 milhões de streams apenas em suas canções solo ou como intérprete principal – sem as participações que fez para outros artistas. Neste levantamento, Henrique e Juliano ficam na segunda posição, com 304 milhões de streams, e Gusttavo Lima fecha o pódio, com 241 milhões.

Com relação aos estilos musicais mais tocados, o sertanejo, como esperado, domina o levantamento, com 2,4 bilhões de streams. O funk, com 1,3 bilhão, está em segundo lugar. Pop estrangeiro (788,7 milhões) e pop brasileiro (379,2 milhões) ocupam, respectivamente, terceira e quarta colocações.

Veja, abaixo, as 10 músicas mais tocadas no Spotify Brasil no primeiro semestre de 2020, de acordo com o ‘G1’:

  1. ‘Liberdade Provisória’ – Henrique e Juliano (112 milhões de streams)
  2. ‘A Gente Faz Amor’ – Gusttavo Lima (101 milhões de streams)
  3. ‘Graveto’ – Marília Mendonça (76 milhões de streams)
  4. ‘Sentadão’ – Pedro Sampaio (75 milhões de streams)
  5. ‘S de Saudade’ – Luiza e Maurílio (70 milhões de streams)
  6. ‘Don’t Start Now’ – Dua Lipa (66 milhões de streams)
  7. ‘Cheirosa’ – Jorge e Mateus (65 milhões de streams)
  8. ‘Dance Monkey’ – Tones and I (65 milhões de streams)
  9. ‘Bebi Minha Bicicleta’ – Zé Neto e Cristiano (64 milhões de streams)
  10. ‘Litrão’ – Matheus e Kauan (61 milhões de streams)
Veja também:
Quanto artistas e influenciadores cobram por live? Veja os valores, segundo jornalista

Igor Miranda é jornalista que escreve sobre música desde 2007 e com experiência na área cultural/musical.