Fotos: divulgação naiara azevedo joao bosco e vinicius

Naiara Azevedo lança mesma música que João Bosco e Vinícius e eles discutem

A cantora Naiara Azevedo lançou, nesta quinta-feira (2), uma música intitulada ‘Onde Não Tinha Espaço’. A faixa havia sido divulgada, em outra versão, pela dupla João Bosco e Vinícius, um dia antes, na quarta (1°).

‘Onde Não Tinha Espaço’ é uma composição de Elvis Elan e Henrique Casttro. João Bosco e Vinícius lançaram, em maio de 2019, uma versão gravada em estúdio da música. Na última quarta (1°), a gravação liberada pela dupla foi retirada do DVD ‘Ao Vivo em Goiânia’. Já o registro de Naiara Azevedo, também ao vivo, é do DVD ‘Sim’.

Conforme documento divulgado por João Bosco e Vinícius nas redes sociais, um contrato assinado em julho de 2019 determina que a música seria de interpretação exclusiva da dupla por um ano. Esse tipo de acordo é comum entre cantores e autores, especialmente no sertanejo.

Porém, não é comum que artistas diferentes lancem, ao mesmo tempo, versões para uma mesma composição. Foi o que deixou a dupla chateada, expondo o conflito na internet.

“Nunca, em toda a nossa história de 26 anos de carreira e quase 20 anos de estrada, gravamos uma música sem as devidas liberações e exclusividade. Aqui é na base do contrato, do preto no branco, do jogo limpo.
Fazemos muito bem o nosso dever de casa”, explicaram João Bosco e Vinícius, por meio das redes sociais, anexando uma imagem do contrato.

Veja também:
Gusttavo Lima diz que mídia não noticia 'cura' do coronavírus, ainda estudada por cientistas

Pelo Twitter, Naiara Azevedo respondeu à dupla e revelou ter ficado chateada com a situação. “Fiquei muito surpresa com a manifestação de vocês. Nós, artistas sertanejos, somos todos amigos, e inclusive sou uma grande fã e talvez por isso tenha achado desnecessário a atitude, pois ao meu ver o correto seria entrar em contato comigo ou com meu escritório se eu também tinha uma liberação dessa música”, afirmou.

Ela completou apontando que não agiu “de maneira errada”. “Eu explicaria tudo para vocês sem nenhum problema, porque não agi hora nenhuma de maneira errada. Eu respeito muito os autores, jamais soltaria algo sem liberação, não é da minha conduta e muito menos da minha gravadora na qual faço parte a mais de 4 anos. Não é a minha música de trabalho, então não quis pegar a exclusividade dessa música, mas tenho sim a liberação dela”, disse.

Por fim, ela destaca: “Fiquei muito decepcionada com o fato de não terem averiguado os fatos antes de soltarem isso de maneira extremamente pejorativa, pois poderíamos ter esclarecido tudo de uma melhor forma. No mais, continuo respeitando e sendo fã da dupla. Beijos”.

A página da dupla, então, ofereceu uma tréplica: “O respeito é reciproco, porém surpresa maior foi a nossa, ao lançar uma música ONTEM (quarta-feira, 1°) com EXCLUSIVIDADE de 1 ano paga, e sermos colocados nessa situação constrangedora”.

Veja:

Ouça as duas versões de ‘Onde Não Tinha Espaço’ a seguir:

Naiara Azevedo: caso semelhante em 2019

Em outubro de 2019, Naiara Azevedo se viu em uma situação parecida após o grupo de pagode Di Propósito acusá-la de ter roubado a música ‘Manda Áudio’. A canção foi gravada originalmente pela banda e ganhou uma versão de Naiara com Dilsinho.

“Não tínhamos noção de onde nosso som tá chegando e que está agradando tanto as pessoas. Inclusive, regravando com o mesmo arranjo, né? Teria mais a ver se tivesse nos convidado, né, Naiara? Dizem que os artistas que estão LÁ EM CIMA não estendem a mão para os que estão vindo de baixo, e dizem isso por situações assim”, publicou, na época o grupo.

Em resposta, Naiara Azevedo declarou que pagou pels direitos autorais de ‘Manda Áudio’ diretamente aos compositores. Ela também contou que, apesar de saber que a música já havia sido gravada antes, nunca ouviu a versão original e exigiu exclusividade pelo trabalho.

“‘Naiara, você já sabia que a música tinha sido gravada?’ Sim, eu sabia, mas eu não tinha escutado a versão deles. Só tinha escutado a versão dos compositores. Que foi o que eu recebi. Não roubei a música de ninguém. Recebi uma guia, com o playback dos compositores, gostei, fui lá e paguei a exclusividade, comprei todos os direitos dela e fui pro estúdio gravar”, contou a cantora, que divulgou, também, o documento de exclusividade de ‘Manda Áudio’ por 18 meses.

Veja também:
Marília Mendonça doa cestas básicas a famílias: 'sinto que preciso te incentivar'

Igor Miranda é jornalista que escreve sobre música desde 2007 e com experiência na área cultural/musical.