Fotos: Reprodução/Instagram

2 anos depois! ‘Arcade’, música de Duncan Laurence, bomba por causa do TikTok

Se você é um usuário assíduo do TikTok, a rede social do momento, você – definitivamente – já deve ter ouvido a música ‘Arcade (Loving You Is A Losing Game).

Fenômeno cada vez mais possível e natural que vem acontecendo com frequência no meio digital, é uma música ser “descoberta” por internautas e ganhar fama meses – ou até anos depois de lançada oficialmente.

Foi exatamente o que aconteceu com o cantor e compositor holandês, Duncan Laurence. Ele está vendo, hoje, 2 anos após o lançamento, a música ‘Arcade’ entrar para as paradas de sucesso nos Estados Unidos, América do Sul, Ásia e Austrália!

Veja também:
Simaria desabafa na web após deletar conta no TikTok com 1,5 milhão de seguidores

A canção já ultrapassou os 300 milhões de streams no Spotify e se tornou conhecida no mundo todo após viralizar na rede social mais bombada da atualidade: o TikTok. Afinal, como isso aconteceu?

Duncan Laurence venceu concurso com ‘Arcade’

Em 2019, Duncan venceu o concurso ‘Eurovision Song Contest‘, em Tel Aviv, Israel, com uma performance emocionante de ‘Arcade’.

É uma competição internacional de música organizada anualmente pela União Europeia de Radiodifusão, que apresenta participantes que representam, principalmente, países europeus.

Confira a apresentação que abocanhou o troféu:

Fãs de Harry Potter descobrem ‘Arcade’

Apesar de ter feito sucesso logo de cara, o alcance surpreendente de ‘Arcade’ começou só em outubro de 2020, quando fãs de Harry Potter começaram a fazer vídeos usando cenas do filme de 2011, ‘Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2’.

A intenção da brincadeira era mostrar o “lado bom” do personagem Draco Malfoy e o sofrimento dos fãs que gostam dele, mesmo sendo um vilão.

O bruxo puro-sangue britânico, estudante do mesmo ano de Harry Potter na casa da Sonserina, está sempre acompanhado de seus dois colegas, Vicente Crabbe e Gregory Goyle, que são como seus ‘capangas’.

Veja também:
Harry Styles pode estar no elenco de Eternos, próximo grande filme da Marvel

A cena na qual os fãs colocaram a música de Duncan Laurence, na verdade, não foi utilizada no corte final do filme: mostra Draco em um momento de redenção, jogando sua varinha para que Harry pudesse derrotar Lord Voldemort de uma vez por todas.

Os admiradores do personagem, desapontados há anos com o corte, acharam que a música ‘Arcade’ se encaixava nesse contexto perfeitamente, pois tem um tom de sofrimento por amor.

Eles criaram, então, a moda de que todos os fãs de Draco usassem a faixa do cantor e compositor holandês para retratar um pouco da dificuldade de ser um fã deste personagem ‘injustiçado’.

Veja um exemplo:

O verdadeiro significado de ‘Arcade’

Os usuários do TikTok simplesmente mudaram completamente o sentido para o qual a canção foi composta. A música faz parte do primeiro disco de Duncan Laurence, chamado ‘Small Town Boy’, que foi lançado em novembro de 2020.

Na verdade, ela conta a trajetória de uma pessoa ferida após viver uma intensa história de amor.

“Um coração partido é tudo o que resta / Ainda estou consertando todas as rachaduras / Perdi alguns pedaços quando / Eu carreguei, carreguei, carreguei para casa”, diz trecho da canção.

Segundo o próprio artista, em entrevista ao jornal ‘The New Nine’, a verdadeira inspiração por trás do single veio de uma história de perda amorosa intransponível.

Ele disse que grande maioria das pessoas experimentou esse sentimento pelo menos uma vez na vida. “Baseei ‘Arcade’ na história de alguém muito querido do meu passado“, revelou Duncan.

Veja também:
Para quem Gustavo Mioto escreveu a música 'Impressionando os Anjos'?

“Ela havia perdido o amor de sua vida e, até o dia em que morreu, ansiava que ele voltasse”, contou.

“Foi uma história comovente na qual não pude deixar de pensar. Os acordes e as palavras vieram naturalmente, como se o universo estivesse me dizendo: ‘Vá em frente, hoje é o dia em que você vai transformar essa tragédia em uma música.’ E foi o que fiz”, completa ele.

Foi só no final de 2020 que a música viralizou, conquistou o coração de pessoas espalhadas pelo mundo através das redes sociais e está fazendo um sucesso estrondoso atualmente.

De forma impressionante, ‘Arcade‘ se transformou música do ‘Eurovision’ mais transmitida de todos os tempos nas plataformas de streaming. Tirando os postos de ‘Euphoria’, da cantora sueca Loreen, e ‘Solidi’, do artista italiano, Mahmood.

Relação de Duncan Laurence com o Brasil

Recentemente, Duncan Laurence lançou um vídeo de ‘Arcade‘ com a letra da canção em língua portuguesa, especialmente para o público brasileiro. Ele comentou que recebe muitas mensagens de internautas brasileiros em suas redes sociais e resolveu retribuir o carinho.

Fotos: Reprodução/Instagram

O Brasil é um país que eu vejo muito nos comentários do meu Instagram e das minhas outras mídias sociais. Eu me sinto um pouco conectado porque meu padrasto era português e ele sempre me contava de Portugal, mas também sobre a língua portuguesa e sobre a música brasileira“, afirmou ele em entrevista ao site ‘Nação da Música’.

“E também sobre como ela pode soar de uma forma tão bela, com os instrumentos. Eu me apaixonei por isso desde que eu era bem novo. Eu me sinto um pouquinho conectado, mesmo que eu nunca tenha ido ao Brasil. Mas eu adoraria ir um dia. Eu sinto que um dia eu terei a oportunidade de visitar o Brasil e ver o que o meu padrasto sempre me contou a vida toda”, disse.

Veja também:
'Girl From Rio': Anitta se atraca com ex-affair e aproveita muito em novo clipe

Duncan Laurence também agradeceu pelo apoio que os fãs brasileiros têm dado a ele nos últimos meses: “Eu sou muito grato por todo o amor e apoio que vocês têm me dado. É tão incrível! Muito obrigado pelo apoio à ‘Arcade’. Tem muita música nova chegando em breve”.

Eu mal posso esperar para que vocês ouçam e mal posso esperar para pegar um avião e voar para o Brasil para fazer uma turnê, ver vocês e abraçar todos quando o mundo estiver pronto“, afirmou o cantor.

Assista ao vídeo oficial de ‘Arcade’ com a letra em português:

Quem é Duncan Laurence?

O artista cresceu em Hellevoetsluis, na Holanda, e encontrou consolo para suas questões no poder de cura da música.

Escondido em seu quarto – fugindo dos valentões que o atormentavam na escola por seu amor ao canto, seu interesse pelo teatro e seu desejo de fazer arte – Duncan Laurence aproveitou os momentos mais sombrios de sua vida transformando-os em música.

Através da arte ele percebeu que poderia espalhar o que sentia para qualquer um que estivesse disposto a ouvir. “Eu tentei criar esse mundo dentro do meu quarto, escrevendo músicas, onde eu pudesse transformar erros em coisas bonitas, diz Duncan Laurence.

Duncan começou sua carreira musical na Rock Academy em Tilburg, na Holanda, tocando em várias bandas escolares. Ele se formou por lá, em 2017.

O cantor também participou da quinta temporada do ‘The Voice Holanda’, escolhendo Ilse DeLange como sua mentora. Ele avançou para a fase das batalhas e semi finais, até ser eliminado.

Veja também:
Holograma de Whitney Houston estreia sem permissão do espólio, que estuda processo

Em janeiro de 2019, Laurence foi selecionado para representar os Países Baixos no ‘Eurovision Song Contest’. A partir daí a carreira atingiu níveis mais altos.

Com seu álbum de estreia, ‘Small Town Boy’, aos 27 anos, Laurence escreve um novo capítulo de sua história que, apesar de momentos de dor, desespero e solidão, o levou à realização de uma visão singular e densa de amor, esperança e perseverança.

O compositor e produtor traz o rock alternativo, junto com a delicadeza do folk e as ondas dinâmicas do pop contemporâneo para criar sua visão. Seu tenor expressivo acompanhado de falsetes vibrantes e o alcance da música dão vida às histórias que Laurence conta.

Quando criança, Duncan Laurence usava a música da mesma maneira – para expressar seus sentimentos sobre seus relacionamentos mais próximos. Ele sempre teve a forte crença de que mesmo nos dias mais ruins é possível encontrar um raio de sol.

“Eu vejo a música como uma plataforma para contar histórias que podem ser um pouco tristes, mas sempre tem esse final ou núcleo de esperança dentro delas“, diz ele.

“Eu acho que tentar ver o lado positivo em algo negativo te dá uma certa força ao longo da vida, continua.

Tristeza de ‘Arcade’ não se reflete na vida pessoal do cantor

Uma das histórias mais comoventes de Laurence pode ser ouvida na canção ‘Arcade’, que é a peça central do álbum. A percussão e as cordas estimulantes enviam o “garoto de uma pequena cidade em um grande fliperama” cambaleando no amor perdido.

Laurence, que se assumiu bissexual em 2018, conheceu o noivo, o compositor Jordan Garfield, em Los Angeles, após o sucesso de ‘Arcade’ o levar para o exterior para trabalhar suas outras canções.

A música ‘Sleeping On The Phone’, por exemplo, simboliza uma fresta de esperança e foi escrita pelo casal em conjunto.

Veja também:
Anitta fala sobre relações grupais, namoros e bissexualidade: 'família sabe'

Os efeitos eletrônicos e o piano suave recriam sentimentos que um novo amor pode significar para duas pessoas, mesmo quando estão separadas pelo oceano.

O artista holandês se inspira em elementos de ‘Coldplay’, ‘U2′,’ Amy Winehouse’, ‘Radiohead’ e ‘Sam Smith’. Mas seu som é distinto e combina seu início modesto com a influência de compor e gravar em algumas das cidades mais influentes do mundo, como Los Angeles, Londres e Estocolmo.

Em entrevista ao site ‘Nação da Música’, Duncan disse com quem gostaria de fazer um dueto no futuro. “Sou grande fã da família Cyrus, seja a Miley ou a Noah. Eu tenho uma certa fraqueza pela Noah porque ela é muito incrível”.

“Ela tem um som muito diferente. É a combinação perfeita de pop e de composição. Eu adoraria um dia poder escrever com ela, para ela ou cantar com ela num dueto”, afirmou.

Mesmo antes do lançamento do álbum ‘Small Town Boy’, as músicas de Laurence viajavam pelo mundo à sua frente. Enquanto ‘Arcade’ acumulou mais mais de 300 milhões de streams em todo o mundo, ‘Love Don’t Hate It’ ultrapassou 25 milhões.

Compartilhar