Foto: Divulgação

De origem simples a Embaixador: a história de sucesso de Gusttavo Lima

Cantor, músico e compositor. Essa é a definição do artista sertanejo Gusttavo Lima. O autodidata da cidade de Presidente Olegário (MG) que toca violão, viola, guitarra, bateria, baixo e sanfona, chegou ao mercado fonográfico com notoriedade: o mineiro é o responsável por dar o tom a diversas canções sertanejas que fazem sucesso nas paradas de todo o país.

Com uma estreia surpreendente, o jovem tem orgulho da sua trajetória como músico. Gusttavo, que já cantou na Folia de Reis com seu pai, saiu de casa aos nove anos de idade para trilhar sua carreira ao lado de seus irmãos com quem formava uma banda.

Veja também:
Bruno dá bronca em Gusttavo Lima por ter se divorciado e provoca climão em live

O artista, que também já fez dupla sertaneja com um amigo, deu início a sua carreira solo aos 18 anos. Hoje, carrega em sua bagagem mais de 150 composições originais.

Preservando sua origem e raízes simples, Gusttavo Lima segue com a bagagem de quem domina a arte de compor, tocar e cantar, conquistando cada vez mais seu espaço, sempre com muito carisma e seu jeito humilde de ser.

2010: Nivaldo Batista conquista o sucesso

Nivaldo Batista Lima, ou simplesmente Gusttavo Lima, nome artístico que adotou quando fazia parte da dupla Gusttavo e Alessandro, gravou em 2010 o seu primeiro CD e DVD ‘Inventor dos Amores’, contando com 22 músicas, das quais 16 são composições próprias.

Produzido por Pinócchio, o trabalho ganhou destaque no meio dos fãs da música sertaneja devido ao sucesso das canções: ‘Caso Consumado’; ‘Revelação’; ‘Rosas, Versos e Vinhos’; ‘Cor de Ouro’ e, principalmente, ‘Inventor dos Amores’, que projetou seu nome para o Brasil inteiro.

O álbum foi recheado de participações especiais, como a dupla Jorge & Mateus na canção ‘Inventor dos Amores’, Maria Cecília & Rodolfo em ‘Te Quero Sim’, Guilherme & Santiago em ‘Larguei de Ser Besta’ e de Edson, da dupla com Hudson, na faixa ‘Super Homem’.

O artista, que fez parte do elenco da Som Livre, estourou rapidamente nas rádios do país com suas músicas românticas, baladeiras e contagiantes, passando a ser um dos principais nomes do cenário musical brasileiro.

2011: Tche tche rerê tche tchê, Gusttavo Lima e você

Em 2011, o sertanejo subiu ao palco do Parque de Exposições de Patos de Minas (MG), na Festa Nacional do Milho, no mês de junho, e levou ao delírio um público de 60 mil pessoas por mais de 3 horas durante a gravação do seu segundo CD e DVD ‘Gusttavo Lima e Você’.

O álbum, de 12 faixas inéditas, trouxe o hit ‘Balada Boa’, de Cássio Sampaio, uma das músicas mais executadas do Brasil em 2011 e que alcançou o Top 10 da Billboard Brasil. Igualmente, na Billboard americana, o cantor atingiu o primeiro lugar entre os latinos com a mesma faixa.

O hit ‘Balada Boa’ recebeu diversos remixes na Europa, sendo misturada aos idiomas alemão, italiano, espanhol e inglês. Um fato curioso é que a faixa ‘Balada Boa’ é uma das mais tocadas no continente asiático.

Veja também:
Gusttavo Lima lança o clipe de 'Espetinho', mais uma inédita do novo DVD

O trabalho, que recebeu o Disco de Platina, contou ainda com três composições de Gusttavo: ‘Demais da Conta’, parceria com André Mineiro, ‘Fora do Comum’, com Deluka, e ‘Eu Te Achei’, com Mateus Liduário. Já entre os grandes sucessos, não ficaram de fora os hits ‘Inventor dos Amores’, ‘Cor de Ouro’, ‘Refém’, entre outros.

Vale ressaltar que ‘Balada Boa’ é a música mais acessada de Gusttavo Lima na internet e uma das faixas mais reproduzidas pelos internautas dentre todos os hits musicais do Brasil.

2012-2013: Gatinha assanhada ‘cê tá querendo o que?

Dando sequência a sua discografia, em abril de 2012, gravou no Credicard Hall, em São Paulo (SP), seu terceiro projeto ‘Gusttavo Lima Ao Vivo em São Paulo’, que vendeu mais de 90 mil cópias em apenas 20 dias.

A primeira aposta do disco foi ‘Gatinha Assanhada’, que, inclusive, entrou para a trilha sonora da novela ‘Salve Jorge’, da TV Globo e teve seu clipe gravado em Ibiza, na Espanha.

Mesclando o sertanejo de moda de viola, romântico e universitário, ele esteve acompanhado por uma banda exclusiva para este disco que, a exemplo dos dois anteriores, trouxe a direção de Anselmo Troncoso.

2012 foi ainda um ano em que a música de Gusttavo Lima ultrapassou as fronteiras do Brasil para ganhar o mundo. Logo em janeiro, esteve nos Estados Unidos, onde realizou a sua primeira e bem-sucedida turnê internacional.

Seis meses depois, retornou à terra do Tio Sam para gravação de seu primeiro DVD internacional, no Hard Rock Live, em Orlando (Flórida). O trabalho, que conta com 20 faixas, marca a comemoração dos quatro anos da carreira profissional.

No segundo semestre, o músico teve sua primeira turnê europeia, passando por Zurique e Luzern (Suíça), Amsterdã (Holanda), Bruxelas (Bélgica), Lisboa (Portugal), Londres (Inglaterra) e Paris (França). Com a mesma turnê, Gusttavo também fez shows na Romênia, Áustria, Luxemburgo, México, Argentina e Paraguai.

Em Amsterdã, recebeu um prêmio pelo hit ‘Balada Boa’ que bateu o recorde de um grande cantor holandês que há 15 anos não era quebrado: 13 semanas em primeiro lugar nas paradas de sucesso do país. Também na Holanda, ganhou o prêmio Double Platinum Award por mais de 50 mil downloads da música ‘Balada Boa’.

Gusttavo também arrematou um Disco de Ouro em Portugal e outro em Paris. Vale lembrar que, no Brasil, o jovem foi eleito o melhor cantor sertanejo de 2012 em uma votação promovida pelo Movimento Country, um dos sites mais importantes do segmento.

Veja também:
Gusttavo Lima lança 'Tô Torcendo', mais uma música do DVD 'O Embaixador The Legacy'

Como não poderia ser diferente, Gusttavo Lima continuou sua ascensão no ano de 2013. Depois de ‘Balada Boa’, foi a vez da faixa ‘Gatinha Assanhada’ brilhar lá fora, conquistando a 7ª posição no Top Dance entre as 40 músicas mais vendidas no iTunes e o primeiro lugar na categoria de música mais tocada na Itália.

No mesmo ano, participou do Brazilian Day em Nova Iorque (Estados Unidos) e em Toronto (Canadá) e também concorreu ao prêmio World Music Awards, na categoria Melhor Artista Masculino do Mundo. A indicação levou em conta o interesse da mídia e do público de todo o mundo, além dos números de vendas e certificações recordes oriundos de 2012.

Nesta votação, Gusttavo Lima estava concorrendo contra grandes astros mundiais, como Paul McCartney, Akon, Psy, Alejandro Sanz, Bruno Mars, David Guetta, Justin Bieber e demais outros.

Versátil, fez uma aposta na teledramaturgia, com uma participação especial na novela ‘Amor à Vida’, da TV Globo, em maio de 2013. Nas cenas, o sertanejo contracenou com Valdirene, personagem interpretada por Tatá Werneck, famosa atriz e comediante brasileira.

Durante o ano, paralelo à sua agenda de shows, emplacou os singles românticos ‘Diz Pra Mim’, uma letra de Rodolpho Camilo – versão de ‘Just Give Me a Reason’, da cantora Pink e ‘Fui Fiel’, enquanto trabalhava em dois projetos simultaneamente:

  • Um CD em espanhol com 12 grandes sucessos gravados no idioma (‘Balada Boa’, ‘Inventor dos Amores’, ‘Gatinha Assanhada’, etc);
  • ‘Do Outro Lado Da Moeda’: seu quarto CD de carreira que, produzido em parceria com Zezé di Camargo, foi o primeiro de Gusttavo Lima gravado em estúdio.

Trazendo uma linha mais romântica, o álbum ‘Do Outro Lado da Moeda’ tem a maioria das letras de autoria própria.

2014-2015: o Buteco do Gusttavo Lima

Em 2014, Gusttavo Lima realizou um de seus maiores sonhos: a gravação de um DVD acústico trazendo grandes clássicos da música sertaneja. No projeto, batizado de ‘Buteco do Gusttavo Lima’, o músico teve a honra de cantar ao lado de alguns dos seus grandes ídolos: o próprio pai, Seu Alcino, as duplas Jorge & Mateus, Bruno & Marrone, Zezé di Camargo & Luciano e de Leonardo.

Com direção artística do maestro Pinócchio, produção de Marlus Marcelus, direção geral de Marcos Araújo, trabalhos de áudio e vídeo de Anselmo Troncoso e realização da ÁudioMix. O DVD foi gravado em 2014, na boate Villa Mix de Goiânia/GO, mas só teve seu lançamento efetivado em 2015.

Veja também:
Jornal revela valor da pensão que Gusttavo Lima pagará a Andressa Suita e filhos

Gusttavo Lima lança oficialmente seu DVD ‘Buteco do Gusttavo Lima’, obra que conquistou Disco de Ouro, sendo um dos trabalhos de maior destaque entre os artistas brasileiros daquele ano.

Em 2015, também criou a Balada Eventos, sua própria empresa de gerenciamento musical que empresaria toda a sua carreira.

Tornou-se o segundo cantor sertanejo mais escutado no exterior e, para contemplar esse sucesso, ele estreou a versão trilíngue de seu site, disponibilizando todo o conteúdo em português, inglês e espanhol.

2016: o cachaceiro virou Homem de Família

Após o sertanejo ter se casado com a modelo Andressa Suita em 2015, o primeiro trimestre de 2016 foi marcado pelo lançamento do DVD ’50/50 – 50% Balada / 50% Romance’.

Metade do repertório do DVD revela o lado baladeiro do cantor; a outra metade, o romântico. O trabalho foi gravado em Caldas Novas (GO). A direção geral do álbum é assinada por Raoni Carneiro e a produção musical do show leva o carimbo de Dudu Borges.

Destacam-se então as faixas ‘Que Pena Que Acabou’ (70 milhões de acessos no YouTube em 6 meses), ‘Abre o Portão Que Eu Cheguei’ (30 milhões de acessos em 2 meses) e ‘Homem de Família’ (50 milhões de acessos em 3 meses).

Gusttavo também emplacou o hit ‘Quem Vem de Longe’ como a música principal na novela da Rede Globo ‘Êta Mundo Bom’.

Em 2016, fechou diversas parcerias com as principais redes sociais atuantes no Brasil: Twitter, Facebook e Google. No Twitter, participou da ação #1DiaComGusttavoLima, na qual os fãs puderam acompanhar pela internet a visita do artista à sede da rede social ao vivo. A visita contou com mais de 33 mil visualizações pela internet e atingiu mais de 270 mil pessoas.

Junto ao Facebook, promoveu o encontro com diversos fãs com um pocket show, também transmitido on-line. A transmissão ficou em primeiro lugar entre as mais assistidas no mundo por mais de 30 minutos, alcançando um número superior a 5,5 milhões de pessoas.

Veja também:
Gusttavo Lima e Andressa Suita apagam posts sobre separação e fãs esperam volta

2017-2018: respeita o Embaixador, bebê

Em 2017, Gusttavo Lima recebeu o título de ‘Embaixador da Festa do Peão de Barretos’. Para comemorar, o cantor fez história na Arena levando o público ao delírio com uma apresentação que durou mais de cinco horas virando a madrugada com direito a churrasco durante o show.

No mesmo ano, abriu as portas de seu estúdio Balada (Goiânia, GO) para a gravação do DVD ‘Buteco do Gusttavo Lima 2’. Com 17 faixas, o álbum traz releituras de várias canções escolhidas por ele no estilo modão.

‘Apelido Carinhoso’ é uma das três músicas inéditas gravadas e foi primeira a chegar às rádios logo no começo de 2018. Sucesso absoluto, a música dominou os rankings das mais executadas em todo o Brasil no primeiro semestre.

Durante mais de dois meses consecutivos, o hit também ocupou o primeiro lugar no topo da Billboard Brasil. No YouTube, o vídeo oficial já ultrapassava 524 milhões de visualizações em dezembro de 2020.

Percorrendo todo o país com sua turnê em 2018, Gusttavo Lima foi convidado e aceitou ser mais uma vez Embaixador do Rodeio de Barretos, sendo o primeiro artista a ocupar o posto por dois anos consecutivos em toda a história. E foi em Barretos que registrou o sétimo DVD da carreira.

Foram seis horas de show, sendo as duas primeiras dedicadas à gravação do álbum. Além de bater o recorde por fazer a maior apresentação dos 63 anos do evento, Gusttavo Lima definitivamente marcou seu nome em Barretos por ter sido o primeiro artista a gravar um DVD na Festa.

Para o novo trabalho, foram escolhidas 20 canções, sendo 12 delas inéditas. Músicas românticas, como ‘Respeita o Nosso Fim’ e ‘DNA’, e faixas que falam de amor e de família, como ‘Carrinho De Areia’, marcam o repertório que reflete nitidamente o amadurecimento constante de Gusttavo Lima após o casamento e o nascimento dos filhos, Gabriel e Samuel.

Inspirado na Grécia antiga, o cenário contou com grandes e imponentes colunas dignas dos palácios e habitações de imperadores. Foram 150 profissionais envolvidos na realização do projeto. Para captar cada detalhe, foram utilizadas 14 câmeras com tecnologia 4K e três drones.

O sertanejo tem vivido a melhor fase de sua carreira. Além de ser o dono da música mais tocada de 2018, ‘Apelido Carinhoso’, Gusttavo atingiu a 29 vezes a liderança do Hot 100 da Billboard Brasil – maior sequência da história do ranking, criado há nove anos. Logo no início de 2019, ele ultrapassou 6 milhões de inscritos e a soma de mais de 3 bilhões de visualizações no YouTube.

Veja também:
Tristeza, sósia e comentários proibidos: como foi a 1ª live de Gusttavo Lima após divórcio

2019

A turnê Buteco é um projeto do cantor Gusttavo Lima que percorreu todo o país e foi considerado um dos mais importantes eventos de música na atualidade. Além da apresentação do anfitrião, o Buteco contava com shows de outros grandes nomes de destaque da música nacional em suas edições.

Embora jovem, o artista não abre mão de cantar clássicos da música sertaneja, algo que foi primordial para o nascimento do projeto. O conceito ‘Buteco’ surgiu a partir do DVD ‘Buteco do Gusttavo Lima’ (de 2014), onde a intenção era fazer um trabalho que reunisse grandes clássicos do sertanejo romântico e de raiz, além de muita moda de viola.

O álbum ganhou uma segunda edição em 2017 que deu origem a uma turnê e, posteriormente, ao Buteco no formato que temos hoje. Em 2019, cerca de 20 cidades receberam o Buteco.

O evento passou pelos Estados de Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Pará, Sergipe, Ceará, Espirito Santo, Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Goiás. No Buteco de Goiânia, realizado em 29 de setembro de 2019, a festa atraiu um público superior a 50 mil pessoas; em Brasília, 45 mil pessoas em 12/10. Já em Belo Horizonte (MG), mais de 57 mil ingressos foram esgotados semanas antes da edição marcada para o dia 19 de outubro, no Estádio do Mineirão.

Sempre com uma super estrutura, o Buteco trazia em suas edições diversos ambientes distribuídos em setores, proporcionando um espaço aconchegante e bem organizado para o público que pode desfrutar de uma experiência única para acompanhar todos os momentos do espetáculo.

Em 2019, Gusttavo Lima também encabeçou o ranking divulgado pelo Instituto Crowley das 100 músicas mais tocadas nas rádios de janeiro a junho.

‘Cem Mil’ foi a música mais tocada no primeiro semestre alcançando 67 mil e 215 execuções de 1/01 a 28/06. Além de intérprete, o cantor é compositor da canção, dividindo a autoria com Tierry.

No segundo semestre, assinou contrato com a gravadora Sony Music e gravou o DVD ‘O Embaixador In Cariri’, na Expocrato (Ceará). O novo álbum reúne um repertório de 17 faixas, entre músicas inéditas e regravações, e traz as participações especiais de Raimundo Fagner e dos cubanos Gente de Zona.

Em 2020, o sertanejo gravou mais um DVD com superestrutura: ‘O Embaixador – The Legacy’. Com cenários inspirados na série ‘Game Of Thrones’, cinco canções do trabalho já foram lançadas para o grande público.

Gusttavo Lima terá que pagar R$ 20 mil a jovem filmada sem permissão para DVD

Compartilhar