Foto: Reprodução/Instagram Gal Costa - cantora

Gal Costa: fãs protestam e intervêm no túmulo da cantora

Gal Costa, icônica cantora brasileira, faleceu aos 77 anos seis meses atrás, em novembro de 2022, e foi enterrada no Cemitério da Ordem Terceira do Carmo, na Consolação, região central de São Paulo.

No entanto, o túmulo, pertencente à família da viúva Wilma Petrillo, não apresenta qualquer identificação da artista, o que gerou protesto e indignação entre os fãs e colegas de profissão.

Inconformados, os fãs decidiram criar uma placa de acrílico com a imagem de Gal Costa e instalá-la no jazigo, marcando assim o local de descanso da cantora. A placa foi uma maneira de manifestar o descontentamento com a falta de reconhecimento da cantora no local de sepultamento.

A discussão se estendeu ainda mais, pois pessoas próximas à Gal, como a atriz Lúcia Veríssimo (ex-namorada), acusam Wilma de não cumprir os desejos da cantora em vida.

Veja também:
Causa da morte de Gal Costa será mantida em segredo pela família

Conforme relatos de amigos, Gal gostaria de ser enterrada no Rio de Janeiro, ao lado da mãe. Além disso, alegam que o jazigo onde ela foi sepultada não recebe a devida manutenção e cuidado, o que seria inaceitável para uma artista de sua magnitude.

Um dos fãs envolvidos no protesto e homenagem se pronunciou sobre a questão do túmulo nas redes sociais.

Não fomos autorizados [pelo cemitério] a colocar lápide, e fizemos essa simples homenagem. Colocamos [a imagem de Gal] em um acrílico para pelo menos proteger por algum tempo a foto, e sinalizar que o túmulo é aquele”, explicou ele.

Veja também:
Lúcia Veríssimo, ex-namorada de Gal Costa, presta linda homenagem à cantora

Veja uma foto do túmulo de Gal Costa:

túmulo - Gal Costa

Foto: Arquivo Pessoal

Herança de Gal Costa em disputa

Em 2023, Wilma Petrillo, empresária e viúva de Gal Costa, entrou com pedido judicial para que sua união estável com a cantora fosse atendida, buscando obter direito a metade dos bens deixados.

Caso a Justiça reconheça a união, Wilma pretende ser nomeada inventariante do espólio, ou seja, a responsável pela administração da herança.

Além disso, Wilma busca a guarda de Gabriel Penna Costa, filho único e herdeiro direto de Gal Costa, atualmente com 17 anos. A empresária alega ter convivido com o jovem por muitos anos e atuado como uma “segunda mãe” para ele.

Recentemente, a viúva se envolveu em uma polêmica ao utilizar o perfil oficial de Gal no Instagram para postar uma foto sua com um cachorro, enviar mensagens particulares a artistas e fazer comentários diversos, o que gerou indignação entre os seguidores da cantora.

Após o ocorrido, a gravadora Biscoito Fino recuperou o controle do perfil e transformou em um memorial em tributo a Gal Costa.

Veja também:
Fãs relembram parceria de Marília Mendonça e Gal Costa: 'juntas no céu'

Essa série de acontecimentos evidencia a disputa em torno da herança de Gal Costa e a preocupação de fãs e admiradores com a preservação da memória e história.

Morte de Rita Lee coincide com a de Gal

Nesta terça-feira (9), completaram-se seis meses do falecimento de Gal Costa, uma das maiores vozes da música brasileira.

A data coincide com a comoção gerada pela recente perda de Rita Lee, que partiu aos 75 anos, na segunda-feira (8), deixando um imenso legado no rock nacional.

O perfil oficial de Gal Costa, que tem sido mantido como um memorial em suas redes sociais, publicou uma bela homenagem a Rita Lee. 

Descanse em paz, Rita Lee. Sua música revolucionou o rock brasileiro e continuará inspirando gerações. Sua arte será eterna . Salve Rita Lee!”, escreveu a equipe responsável pelo perfil.

Um vídeo emocionante, em que as duas cantoras interpretam juntas a cançãoBem-Me-Quer, foi compartilhado, celebrando a amizade e a parceria entre artistas.

Veja também:
Filho de Rita Lee escreve texto emocionante para se despedir da mãe

Nas Stories do Instagram, a equipe de Gal Costa também publicou diversas homenagens de fãs e amigos. Em uma das fotos, as cantoras aparecem abraçadas em 1991, demonstrando a cumplicidade entre elas.

A canção ‘Me Recuso’, composta por Rita Lee especialmente para Gal, também foi lembrada e celebrada.

Essa série de homenagens realizadas nas redes sociais marca a enorme relevância dessas duas grandes mulheres na música brasileira e a eterna saudade que deixam em seus fãs e admiradores.

Confira abaixo algumas fotos de Gal Costa com Rita Lee:

túmulo - Gal Costa

Fotos: Reprodução/Instagram

Causa da morte de Gal Costa será mantida em segredo pela família

Compartilhar