Fotos: reprodução / Instagram e Gshow

A curiosa história de amor da fanfic de Selena Gomez e Faustão

“Você é meu amor, minha destruição”. Este é o título traduzido de uma das fanfics mais lidas do Brasil, que busca imaginar, com riqueza de detalhes (e uma pitada de humor), como seria um romance entre a cantora Selena Gomez e Faustão – o apresentador Fausto Silva.

Antes de tudo, é preciso explicar o que é uma fanfic. O termo, que une os termos “fan” (fã) e “fic” (fiction – ficção em português), é usado para definir textos com histórias ficcionais escritos por fãs. Geralmente, essas narrativas envolvem personagens de filmes, séries e afins ou mesmo personalidades que existem, como cantores, atores e por aí vai.

As fanfics começaram ainda na década de 1970, quando fãs escreviam textos imaginando realidades paralelas da franquia ‘Star Trek’, ou ‘Jornada nas Estrelas’, e eram disseminadas em zines. Com a internet, esse tipo de narrativa ganhou força. Existem até mesmo sites dedicados apenas à publicação de fanfics.

Em um deles, o ‘Spirit Fanfiction’, está o texto de Erica Mathias sobre o improvável romance entre Selena Gomez e Faustão (clique para ler). Erica tinha 12 anos quando começou a escrever a fanfic, em 2014. Hoje, ela é estudante de Letras na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Veja também:
Rebeldes: a versão brasileira da banda, com Chay Suede, Sophia Abrahão e mais

A origem

Foto: reprodução / Twitter

Ao que tudo indica, a maior inspiração para a história foi um momento inusitado ocorrido no ‘Domingão do Faustão’. Em meio aos recados que sempre manda em seu programa, Fausto Silva dedicou uma retrospectiva do quadro ‘Dança dos Famosos’ para algumas pessoas – e uma delas era ninguém menos que Selena Gomez.

“Aqui na Dança dos Famosos’, retrospectiva, especialmente para a galera do Twitter: as ‘Faustanetes’ – é mole? –, a Selena Gomez, o Thiago Santos da Conceição, Orlando Duarte, a Cidinha Emboaba, a Andréia Salomão de Nova York, ligada na Globo internacional”, diz Faustão.

Aparentemente, o apresentador deve ter se confundido com o nome de algum usuário de Twitter. Na rede social em questão, muitos internautas preferem utilizar nomes diferentes e, por vezes, fazem homenagens a seus ídolos.

Mesmo assim, a web começou a especular por que cargas d’água Fausto Silva mandou um alô para Selena Gomez. Foi aí que a fanfic de Erica Mathias nasceu.

A fanfic de Selena Gomez e Faustão

Fotos: reprodução / Instagram e Gshow

Dividida em 9 capítulos, a fanfic detalha o romance de Selena Gomez e Faustão como um digno romance literário. A cantora narra a história em primeira pessoa e se define como “uma garota com vários problemas e uma vida complicada demais em Londres”. Ela decide iniciar uma nova vida no Brasil e, logo nos primeiros dias, ouve a voz de Faustão no ‘Domingão’. Amor à primeira vista.

“Meus olhos focaram no lindo apresentador que gesticulava com as mãos. Meu coração começou a bater mais rápido”, diz a personagem, que logo foi ao computador, pesquisou tudo que podia sobre Fausto Silva e deu um jeito de ir à gravação de um dos programas dele.

Já dentro dos estúdios da Globo, Selena Gomez fez o possível para conhecer Faustão pessoalmente. Quando o conheceu, enfim, desmaiou – e foi socorrida pelo próprio, que a beijou quando ela já se sentia melhor.

“Ele abaixou a cabeça com dificuldade, devido ao seu porte másculo, e encostou seus lábios nos meus. Estava me beijando novamente. Sua boca era rápida e safada, eu amei isso. Nossos lábios se afastaram por ele. Eu não queria parar de beijá-lo. ‘Ô loco meu’ – ele disse”, diz um dos trechos mais populares da história.

Os 9 capítulos da fanfic podem ser conferidos, na íntegra, no site ‘Spirit Fanfiction’.

Popularidade e memes

Foto: reprodução / Twitter

A brincadeira caiu no gosto dos internautas e motivou a criação de diversos memes. Alguns levaram essa situação mais a sério e produziram fanarts e até trailers de um suposto filme que poderia ser produzido.

O que diz a autora

Foto: reprodução / YouTube

Em entrevista ao ‘Uol’, a jovem escritora disse que buscou inspiração em romances improváveis para produzir sua fanfic.

“Não gosto de coisas padronizadas. Toda fanfic era clichê, sobre Justin Bieber e uma menina voltando do intercâmbio em Londres. Quis ser diferente”, relembrou, citando que sua história fez com que outras pessoas também produzissem narrativas curiosas – como um romance entre a apresentadora Ana Maria Braga e o cantor Harry Styles, ex-One Direction.

Veja também:
Bruno Mars é filho do Michael Jackson? Conheça a bizarra teoria

Apesar da fanfic ter mais de 250 mil visualizações no site ‘Spirit Fanfiction’ – bem como alguns trechos viralizados e conferidos por milhões de pessoas em todo o Brasil –, Erica Mathias disse ao ‘Uol’ que nunca foi reconhecida como a autora. O motivo? Ela tinha receio de revelar essa informação a todos.

View this post on Instagram

mania de fechar os zoio

A post shared by 𝒆𝒓𝒊𝒄𝒂 (@erica.mathias) on

Agora, a jovem está mais à vontade com a possibilidade de ser identificada como a criadora do romance entre Selena Gomez e Faustão. E vai além: ela defende a função da fanfic enquanto “despertadora” de interesse dos adolescentes pela leitura.

“Toda forma de literatura é válida. É um ótimo incentivo para quem já gosta de escrever. Poder exercer sua criatividade, sem ser julgada. É uma revolução que já vem acontecendo. Livros como ‘50 Tons de Cinza’ começaram a partir de fanfics. […] Fanfics gratuitas popularizaram o acesso à literatura”, afirma.

Faustão sabe do meme?

Foto: reprodução / Gshow

E será que Faustão sabe dessa história toda? O apresentador nunca comentou o assunto publicamente, mas o filho dele, João Guilherme Silva, já até brincou, em entrevista a Leo Picon, que os dois já “terminaram”.

Veja também:
Madonna publica meme de brasileira ex-moradora de rua nas redes e chama atenção

Em um vídeo mais recente, divulgado no YouTube, Fausto chega a mandar um novo “alô” para Selena Gomez – ou melhor, Celina Gomes. Veja:

Veja também:
A morte de Michael Jackson, causada por combinação letal de medicamentos

Igor Miranda é jornalista que escreve sobre música desde 2007 e com experiência na área cultural/musical.

Compartilhar